Foi lançado na manhã desta segunda-feira (31), em Porto Alegre, o tema que vai guiar as discussões da 24ª Semana Interamericana e 17ª Semana Estadual da Água no Rio Grande do Sul. Neste ano, o evento vai girar em torno dos cuidados com armazenamento do líquido em prédios, condomínios e residências.
Conforme a vice-presidente da Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental - Seção RS (Abes-RS), entidade responsável pela coordenação das atividades, Jussara Kalil Pires, o tema é recorrente nas discussões sobre saúde pública:
– Diante disso, levaremos informações da importância da limpeza adequada dessas caixas d'água com mais ênfase – disse, lembrando que esse trabalho já é bastante difundido pelas companhias de distribuição e órgãos da saúde e meio ambiente.
Leia mais:
Projeto que obriga restaurantes a oferecerem água potável promete polêmica
Jussara reforça que é fundamental que seja feita uma higienização anual das caixas tomando cuidado para que os produtos químicos utilizados sejam devidamente removidos. Com essas medidas, evita-se contaminação por agentes patológicos e químicos. Outro aspecto que reforça a importância dessa abordagem são os casos de armazenamento irregular, tanto de água potável quanto da chuva. Além da contaminação, essa água ainda pode servir para proliferar vetores de doenças como dengue, zika e chikungunya.
Diante desses problemas, o slogan escolhido para a semana foi "Água segura = vida saudável - Reservatórios limpos, água protegida". As ações ocorrem entre 30 de setembro e 7 de outubro e contam com mais de 1,4 mil atividades. Segundo a coordenadora da Semana da Água no RS, Maria Lourdes da Cunha Wolff, mais de 800 instituições participarão da discussão, que terá palestras e intervenções artísticas. A programação completa da Semana será disponibilizada a partir da segunda quinzena de agosto.