O calorzinho desta segunda-feira, que antecede a chuva, não vai embora tão cedo. Ao contrário: até o final da semana, as temperaturas máximas no Rio Grande do Sul lembram mais o verão do que a estação real – no sábado, pode fazer 30ºC no Vale do Sinos.
Mas é cedo para colocar os casacos de volta no armário. Se no sábado a previsão é de calor, no domingo voltam os cachecóis. É que uma massa de ar frio chega ao Rio Grande do Sul e derruba as temperaturas – a mínima deve ficar entre 0°C e 3°C no Interior, com possibilidade de geada. A Somar Meteorologia alerta para a possibilidade de vento forte em todo o Estado.
Leia mais
Inverno no Rio Grande do Sul será marcado por ondas de frio e chuva
Chuva atinge o RS nesta segunda-feira; frio só volta na semana que vem
Após a chuva prevista para ocorrer no início desta semana, o tempo deve ficar firme em todo o Estado a partir de quarta-feira. Até sexta-feira, as temperaturas devem se manter entre 10°C e 25°C, com sensação de frio ao amanhecer e calor ao longo do dia. No sábado, a máxima pode chegar a 30°C em Campo Bom e em parte da região do Vale do Sinos. O mesmo está previsto para São Vicente do Sul, na região central do Estado, Rio Pardo, no Vale do Rio Pardo, e Camaquã, na Região Sul. Em Porto Alegre, deve fazer 27°C.
Comentários nas redes sociais têm mostrado que as pessoas estão estranhando o calorão nessa época do ano e se perguntando: será que não teremos frio neste ano? Conforme a Somar Meteorologia, as temperaturas devem oscilar bastante ao longo desta estação, intercalando períodos gelados – com possibilidade de formação de geada – com dias agradáveis. A Somar afirma ainda que, mesmo no inverno, é comum que a temperatura suba bastante antes da chegada do frio intenso.
A partir de sexta-feira (21), o calor fora de época retornará e os termômetros voltam a subir.