A expectativa era grande. Turistas de diferentes partes do Brasil e de Santa Catarina confiaram na previsão do tempo dos últimos dias e viajaram por horas e até dias a Serra catarinense atrás de neve. Como prêmio para quem peregrinou em busca do fenômeno, ele apareceu no começo da tarde desta sexta-feira em pelo menos três cidades da região.
Em Urupema foram quase duas horas de neve intensa no Morro da Antena ou Morro das Torres, como é conhecida a área mais alta da cidade, a 1.750 metros do nível do mar. No Centro, na Praça Manoel Pinto de Arruda, os flocos também apareceram, mas em menor quantidade. Nevou também em Urubici e São Joaquim.
Para quem ficou dois dias na estrada para chegar até a Serra, a satisfação era grande diante da mata branca e dos acumulados nos carros e postes. O catarinense Luiz Henrique Peruzzo mora há 17 anos em Lins (SP) e nunca tinha visto tanta quantidade do fenômeno. Ele saiu quarta-feira do interior paulista ao lado da esposa Ana Paula para ver a neve em Urupema.
– Valeu a pena ficar viajando desta quarta-feira. A gente viu a previsão e decidiu vir. Já tinha visto neve, mas não nessa quantidade – comemorou Luiz Henrique.
A neve também correspondeu o esforço dos brusquenses Claudemir Dreia, a esposa Cristina dos Santos e os dois filhos, Rafael Costa e Géssica Santos. Eles saíram de casa às 16h de quinta-feira e chegaram à 1h no Morro das Torres, ponto mais alta da cidade serrana. Dormiram dentro de dois carros à espera dos primeiros flocos. Demorou, mas eles apareceram.
– Deu certo ter ficado durante a madrugada, dormido no carro e esperado pela neve – empolgou-se Rafael Costa.
Para esquentar, eles levaram vinho, café e pinhão. Com a neve caindo cada vez mais intensa, os seis tiraram fotos e comemoraram o momento. O mesmo fizeram outras dezenas de turistas que subiram até o morro. Os irmãos Heloísa Cardoso Lima e Juan Cardoso Lima, de Palhoça, aproveitaram a novidade para fazerem bolinhas de neve sob o olhar feliz dos pais.
A neve começou às 12h20min em Urupema e seguir até 15h. A temperatura chegou a -1 ºC no morro das Torres durante o fenômeno. Depois aumentou até atingir 1ºC. No Centro da cidade, às 17h, os termômetros marcavam 4ºC. O secretário de Turismo do município, Ronei Pagani, celebrou a neve. Segundo ele, dessa vez a previsão foi mais em cima da hora, o que não possibilitou a prefeitura montar uma estrutura maior para receber os turistas.
– A neve ajuda a atrair mais pessoas para a nossa cidade. Não temos uma estrutura muito grande, mas conseguimos receber um bom número de pessoas. De quinta para sexta-feira, quando havia a previsão inicial de neve, os hotéis da cidade estavam 55% lotados. Para este final de semana, a lotação deve ficar perto da máxima por conta dos Dia dos Namorados, comemorado na segunda-feira.
Por volta das 14h, a neve ficou mais forte no Morro das Torres:
Neve em São Joaquim:
Histórico
A última vez que o Estado registrou o fenômeno foi no dia 21 de agosto, em Urubici, São Joaquim, Urupema e outros pontos isolados da Serra. Ocorrências pontuais de neve tinham sido registradas no local, principalmente entre 11h e 14h, intercalando com momentos sem o fenômeno.
Leia mais: