Mesmo aberta a toda a população gaúcha, a média de doses aplicadas reduziu na segunda etapa da campanha de vacinação contra a gripe – que se encerra na sexta-feira (9). Das 74,3 mil vacinas/dia, registradas quando a imunização era restrita aos grupos prioritários, o número baixou para 69,9 mil/dia. As informações são da Rádio Gaúcha.
De acordo com o secretário de Saúde do Estado, João Gabbardo dos Reis, a queda na procura também impactou no número de vacinados. “A vacina não serve quando a epidemia está instalada”, alerta, reiterando a necessidade de buscar a imunização antes da chegada das baixas temperaturas.
Na segunda etapa, 443 mil pessoas receberam a imunização em todo o Rio Grande do Sul. Destas, 59% estão fora dos grupos prioritários. Desde o início da campanha, em 10 de abril, o Estado já imunizou mais de 3,1 milhões de pessoas.
Leia mais:
Mais de 82% do público-alvo já foi vacinado contra a gripe no Estado
Há vacina contra a gripe em todos os postos de saúde de Porto Alegre
Sobe para 11 o número de mortes por gripe A no Rio Grande do Sul
Em 2017, 11 pacientes já morreram em solo gaúcho devido à gripe A. No mesmo período do ano passado, o número de óbitos era de 150. – O principal fator dessa queda é o tipo de vírus da Influenza que circula no Estado: ano passado era o H1N1, este ano é o H3N2. Ele não é tão letal quanto o outro – explica Gabbardo.