Neste sábado (13), quase todo o Rio Grande do Sul deve ser atingido por temporais. O aguaceiro acontece devido a um sistema de baixa pressão que age sobre o Estado desde o fim da noite de sexta-feira (12) e a madrugada deste sábado (13).
O fenômeno deve originar um ciclone extratropical, com altos volumes de chuva, ventania e descargas elétricas, segundo a Somar Meteorologia.
Leia mais:
Confira os horários dos postos que vão abrir em Porto Alegre e região
Exercício no frio emagrece mais: veja motivos para se mexer no inverno
Quatro dicas para superar a preguiça e se exercitar no frio
É a formação deste ciclone que está causando ventos como o que atingiu Santana do Livramento, na fronteira oeste do Estado, na madrugada deste sábado (13). Foram registradas rajadas de 87.8 km/h.
Em Soledade, foram registrados ventos de 78 km/h. Também decorre da formação do ciclone a chuva volumosa. Em Uruguaiana, choveu 108 milímetros na madrugada. Conforme a Somar, ao longo do sábado há tendência de chuvas e ventos no oeste, noroeste e centro do Estado.
Na sexta, a Defesa Civil do RS lançou um alerta sobre o temporal que deve atingir o Estado neste fim de semana. De acordo com o órgão, as regiões que apresentam maior risco são: fronteira oeste, noroeste, centro-norte, norte, campanha, região metropolitana e litoral.
Canela, São José dos Ausentes, Vacaria, Pelotas, Rio Grande e Chuí estão entre as cidades que podem registrar as maiores precipitações, informou a Somar. Moradores dessas regiões devem ficar atentos em relação ao perigo de alagamentos.
Em Porto Alegre, o aguaceiro pode chegar logo no início da manhã. A temperatura deve ficar entre 15ºC e 24ºC. Durante o dia, mesmo com o temporal perdendo força, a chuva deve seguir agindo sobre a Capital, intercalando com períodos de nebulosidade.
Conforme a meteorologista Heloisa Pereira, da Somar Meteorologia, é pequena a chance do sol aparecer em alguma região do RS neste sábado (13). Em boa parte do RS, o dia deve registrar tempo nublado nos períodos em que a chuva perder força.
- A chuva deve atingir quase todo o Rio Grande do Sul neste sábado. Dificilmente o sol vai aparecer em algum momento do dia. Durante este sábado, chove no Estado, com muitas descargas elétricas e vento forte. O tempo vai começar a abrir somente no domingo - disse Heloisa.
No domingo (14), segundo a Somar, apenas algumas regiões do Estado devem ser atingidas pela chuva. Entre elas, o Litoral Norte, a Serra e o Noroeste.
Conforme a meteorologista da Somar Maria Clara Sassaki, depois da formação do ciclone extratropical no sábado, chega uma frente fria já afastada do Estado. A partir da segunda-feira (15), a temperatura já deve cair no Estado, com a volta do sol.
*Zero Hora