A manhã desta quinta-feira começou com sensação térmica de -19ºC no Morro das Antenas, em Urupema, e com formação de sincelo, que ocorre quando o nevoeiro congela. Segundo a técnica em meteorologia Bianca Souza, a cidade é a única do Brasil a presenciar o fenômeno. No Morro da Igreja, entre Bom Jardim da Serra e Urubici, os termômetros marcaram -1,1ºC, a temperatura mais baixa do ano em Santa Catarina.
O sincelo ocorre quando em noites frias e de nevoeiro intensos a umidade do ar se congela ao tocar a superfície do solo. Assim, formam-se cristais brancos de gelo, que lembram neve ou geada, mas são mais finos e não caem como chuva.
Fim da semana será gelado
Na sexta-feira, o frio permanece no amanhecer, com possibilidade de geada e termômetros ainda menor do que hoje. A previsão é de sol e temperaturas agradáveis em todas as regiões.
Entenda a diferença entre neve, sincelo e chuva congelada
Neve: é a precipitação de cristais de gelo translúcidos e brancos em geral de forma hexagonal e complexamente ramificados, formados diretamente pelo congelamento do vapor d'água que se encontra suspenso na atmosfera. É frequentemente produzida por nuvens do tipo stratus, mas também pode se originar das nuvens do tipo cumulus. A neve pode cair como partículas mais pesadas, as chamadas pelotas de neve que caem em pequena quantidade;
Sincelo: é muito semelhante à neve e consiste no congelamento natural de um forte nevoeiro ao tocar a superfície;
Chuva congelada: é quando a precipitação cai na forma de gelo, mas não é confundida com granizo porque ocorre sempre em áreas de transição entre a chuva e a neve. Costuma-se dizer que é o estágio inicial da neve antes de chegar na sua forma mais tradicional em flocos.
Leia também: