A primeira onda de frio de 2017 derrubou novamente as temperaturas nesta sexta-feira em Santa Catarina. Depois de uma quinta-feira com sensação térmica de -19 ºC na Serra, a madrugada desta sexta registrou índices negativos nos termômetros. A menor temperatura, até as 7h50min, ocorreu em Bom Jardim da Serra, com -4,87 ºC, segundo dados da Epagri/Ciram. Com isso, a geada aparecer por lá e em outros pontos da região.
Segundo o meteorologista da RBS SC, Leandro Puchalski, além da Serra, Meio-Oeste e Planalto Norte também tiveram registros negativos como em Caçador, Lebon Régis, Ponte Serrada e Curitibanos (veja abaixo a lista completa das cidades) até as 6h.
Em Urubici, a sexta-feira começa com frio intenso e geada leve. Na comunidade Baiano, os termômetros marcavam -1 ºC às 5h da manhã. Havia um forte nevoeiro na parte mais baixa da cidade logo cedo. No Morro da Igreja, a 1.822 metros, o céu azul se destacava. Como a área para visitantes abre somente às 8h, não havia turistas no local.
Em Florianópolis, a mínima ficou em 8 ºC, conforme os dados da estação da Epagri no Bairro Itacorubi. A previsão para esta sexta-feira, afirma Puchalski, é que, como o ar frio também é seco, o dia será de sol até nas cidades que onde o nevoeiro apareceu pela manhã devido o frio. Ao longo do dia o frio diminui já que as temperaturas ficam próximas dos 18 ºC a 21 ºC boa parte das cidades.
O meteorologista destaca que o ar seco e frio segue trazendo um dia de sol e poucas nuvens no sábado, onde ainda faz frio de manhã, mas com temperaturas não tão baixas quanto nesta sexta-feira.
– Isso será um processo gradativo, ou seja, apesar das manhãs serem frias, a cada manhã será menos intenso. Isso mostra que aos poucos o ar frio vai perdendo força e se afastando. Outra consequência será o aumento de nuvens que teremos no domingo e na segunda, dia 1º de maio – resume Puchalski.
Leia também: