Pela primeira vez em sete décadas de existência, a maior unidade de conservação do Rio Grande do Sul, o Parque do Turvo, em Derrubadas, no Noroeste do Estado, está sob o comando de uma mulher. Desde fevereiro, a bióloga Solange Dias de Deus, 37 anos, tem a responsabilidade de manter intactos os 17.491,40 hectares de mata nativa que abrigam o Salto do Yucumã, a mais importante queda d'água longitudinal do mundo, com 1,8 mil metros de extensão.
Apesar dos números estrondosos da unidade, que poderiam assustar quem vive na zona urbana – antes de se transferir para o Interior, Solange morava em Gravataí e trabalhava em Porto Alegre –, a bióloga nem precisou pensar quando a Secretaria Estadual de Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Sema) lançou a proposta para que deixasse o serviço administrativo e se aventurasse na floresta conhecida por ser o último reduto da onça-pintada no Estado.
– É o sonho de qualquer biólogo estar neste lugar. Larguei tudo por esta oportunidade – conta.
Rio Grande Afora
Conheça a primeira mulher a comandar a maior reserva florestal do Estado
Solange Dias de Deus é a gestora do Parque Estadual do Turvo, no Noroeste do Estado, que também abriga a maior queda d'água do mundo, onde vive sem comodidades como celular ou internet