Janeiro deve se despedir de cara feia. A previsão do tempo anuncia chuva para a maior parte do Rio Grande do Sul já nesta segunda-feira. A instabilidade, provocada por um sistema de baixa pressão, deve chegar primeiro à Região Sul, na fronteira com o Uruguai, provocando pancadas em áreas isoladas.
Leia também:
Bandeira tarifária verde segue nas contas de energia em fevereiro
Praias do litoral norte do Estado continuam próprias para banho
10 dicas de roteiros de viagem para os 10 feriadões de 2017
No começo da noite, a chuva fica mais intensa e avança pelo Estado. Apenas a faixa norte deve se manter com o tempo um pouco mais aberto. Porto Alegre deve registrar chuva, e a temperatura pode chegar a 34°C. Os termômetros nas outras regiões também devem ter marcas altas, 33°C em Caxias do Sul, na Serra, e 34°C em Uruguaiana, na Fronteira Oeste. Os meteorologista alertam para risco de temporais com descargas elétricas.
– São tempestades normais para essa época, mas é importante atenção nas áreas com risco de alagamento – reforça William Minhoto, da Somar Meteorologia.
O mau tempo ganhará força na terça-feira, quando podem ocorrem quedas de granizo em pontos isolados. De acordo com os prognósticos, a instabilidade deve recepcionar fevereiro e se manter no RS até quarta-feira. Na quinta-feira, há possibilidade de tempo parcialmente nublado em algumas regiões.
O mês que está prestes a começar terá características muito semelhantes às de janeiro, porém, com menos chuvas. A temperatura máxima ficará em torno dos 30°C na maior parte das regiões, incluindo o Litoral.
– Será um mês um pouco mais seco, mas nada muito distante do que se observou em janeiro – adianta Minhoto.