Os gaúchos com direito ao saque do abono salarial do Pis/Pasep têm até o dia 29 de dezembro para retirar o pagamento na rede bancária. Segundo o Ministério do Trabalho, ainda faltam 70,2 mil pessoas para retirar o benefício. O valor total desse restante chega a R$ 61,8 milhões. No Estado, 94.008 pessoas têm direito ao abono e 23.723 já o receberam.
Leia mais:
RS é o segundo Estado com melhor saldo de empregos formais em outubro
As pessoas que trabalharam pelo menos dois meses com carteira assinada em 2014 com vencimento mensal médio de até dois salários mínimos e que tiveram seus dados informados pelo empregador na Relação Anual de Informações Sociais (Rais) têm direito a um salário mínimo (R$ 880).
Apenas quem tem o Cartão Cidadão com senha registrada pode sacar o dinheiro em caixas eletrônicos da Caixa Econômica Federal e em casas lotéricas até 30 de dezembro – dia que não haverá expediente bancário. O Ministério do Trabalho recomenda que as pessoas não deixem o saque para o último dia.
"Se houver qualquer problema, o trabalhador não terá mais como resolver no dia 30, pois os bancos não atenderão o público e, depois dessa data, o dinheiro do abono volta para o Fundo de Amparo ao Trabalhador", explica o coordenador-geral do Seguro-desemprego, Abono Salarial e Identificação Profissional do ministério, Márcio Borges, em nota divulgada pela pasta.
Saiba se você tem o direito:
Para saber se tem direito ao abono, o trabalhador deve informar o número do CPF ou do Pis/Pasep e data de nascimento no portal trabalho.gov.br/abono-salarial.
Informações podem ser obtidas pelo telefone 0800-726 02 07.
Servidores públicos que têm direito ao Pasep precisam verificar se houve depósito em conta. Caso isso não tenha ocorrido, devem procurar uma agência do Banco do Brasil e apresentar um documento de identificação. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 0800-729 00 01.