É sob uma centenária figueira que Esmerilda Nunes da Rocha, uma das mais antigas moradoras de Itapuã, em Viamão, pede as bênçãos diárias antes de começar mais um dia na pousada São Francisco, administrada por ela há quase três décadas. Aos 88 anos, vibrante e sempre disposta a novos desafios, não perde a oportunidade de aconselhar os novos netos que estão de passagem pelo local – sim, todos os hóspedes e visitantes são acolhidos como tais pela senhorinha de olhar apaziguador. Vó Esmerilda, como é carinhosamente chamada, tornou-se exemplo seguido pelos moradores da região. Não nega trabalho e está sempre planejando o próximo objetivo a ser atingido.
– Minha filha, nós enferrujamos se pararmos no tempo – aconselha a Vó para a repórter.
Confira todas as notícias do dia
Conheças as histórias do Caminho do Bem
E a sentença é tão levada a sério que Esmerilda pensa na festa dos 100 anos. Na festa, considerada histórica por ela, calcula que precisará de três bois para o churrasco que alimentará os mais de 200 convidados. Entre eles, a filha Yara, 66 anos, que mora em Santiago, os três netos e os dois bisnetos. Viúva há 22 anos, Vó tem hoje dois parentes homenageados em Itapuã. O marido, Lorival Vieira da Rocha, político conhecido da região, virou nome de rua. O filho, Cláudio, morto há 11 anos, se tornou praça do bairro.
– Prefiro dizer que os dois estão numa linda viagem. E todos faremos ela, em algum momento. Por isso, precisamos aproveitar todos os minutos que temos por aqui – justifica, consciente.
Exemplo em Viamão
Vovó de Itapuã ensina as lições para ter vitalidade aos 88 anos de vida
Administradora de uma pousada, Esmerilda Nunes da Rocha dá exemplo de vontade de viver, em Viamão
GZH faz parte do The Trust Project