Enquanto os pilotos da Esquadrilha da Fumaça exibiam aquelas manobras em que parecem despencar do céu, a balconista Isabel Bolzan, 53 anos, preferia fechar os olhos.
– Meu Jesus! Ai Cristo! Vai cair! – afligia-se ela, mas sem deixar de gravar com o celular para depois compartilhar com as amigas no WhatsApp.
Dar sustos no público faz parte do show de acrobacias aéreas das sete famosas aeronaves, a atração mais esperada do Feriado na Base Aérea de Canoas – Portões Abertos. Realizado desde 1986 para estreitar os laços entre a Força Aérea Brasileira (FAB) e a comunidade, o evento atraiu milhares nesta terça-feira abafada. Ele é tradicionalmente realizado no Dia das Crianças, mas neste ano foi adiado em função da reestruturação da FAB.
Leia também:
Cama elástica gigante fica em shopping da Capital até dezembro
Porto Alegre voltará a ter toboágua gigante na Rua Mostardeiro
– As pessoas têm curiosidade de conhecer as atividades dentro da nossa organização militar. Então, hoje estamos recebendo o público externo – explica o coronel Rodrigo Alvim de Oliveira, comandante da Base Aérea de Canoas.
Além de conhecer um pouco da área de 813 hectares, os visitantes assistiram a decolagens e a pousos de aeronaves, tiraram selfies com os veículos expostos e desfrutaram do retorno da Esquadrilha da Fumaça, cuja última apresentação na cidade havia sido em 2012. Em 2013, o grupo chegou a vir ao Rio Grande do Sul, mas não se apresentou em razão das condições do tempo, e, em 2014 e 2015, foi dado um tempo para modernização e treinamento com as novas aeronaves (A-29 Super Tucano).
Ao longo do dia, teve ainda lançamento de três paraquedistas do Para-Sar, unidade da FAB.
Morador de Novo Hamburgo, o pintor Everaldo Bastos, 46 anos, levou a mulher, os dois filhos e um amigo das crianças para o evento. Não deixou passar a oportunidade de, pela primeira vez, ver de perto os aviões que tanto escuta.
– Eu trabalho aqui perto e ouço o barulhão em cima da cabeça o dia inteiro. É legal conhecer – diz ele.
A Base Aérea também abre suas portas para visitas guiadas de escolas, previamente agendadas. Informações podem ser obtidas pelos telefones (51) 3462-5164 ou 3462-5165.