Desde agosto deste ano, Alvorada é a única cidade da Região Metropolitana a contar com a Central de Interpretação de Libras (Cil). Parte do programa Viver sem limite, dentro do Plano Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência, tem como objetivo garantir um atendimento de qualidade a pessoas com deficiência auditiva por meio de serviços de tradução e interpretação.
Conforme a Fundação de Articulação e Desenvolvimento de Políticas Públicas para Pessoas com Deficiência e com Altas Habilidades no Rio Grande do Sul (Faders), Horizontina (junto à Rodoviária) e Parobé completam a lista de municípios que contam com Cil no Estado.
Leia mais:
Estatuto da Pessoa com Deficiência entra em vigor no Brasil
Fotógrafa cria projeto para valorizar crianças com deficiência
A auxiliar administrativa Elisângela Alves Ferraz, 40 anos, do Bairro São Pedro, em Alvorada, soube da existência da central numa reunião de surdos. Ela já utilizou o serviço da Cil para buscar atendimento na Previdência Social e no cartório e considera muito importante para a comunidade surda:
– Sozinha, era complicado entender e me comunicar com eles. A Cil ajudou muito, a intérprete é excelente – informou Elisângela.
Acessibilidade
Alvorada conta com Central de Interpretação de Libras para atendimento a deficientes auditivos
Desde agosto, população surda de Alvorada conta com serviço de intérprete para ter acesso a atendimentos em órgãos públicos
Roberta Schuler
Enviar email