O Grupo Hospitalar Conceição, responsável pelos hospitais Conceição, Criança Conceição, Cristo Redentor e Fêmina, em Porto Alegre, emitiu um alerta para pacientes e familiares. A instituição tomou conhecimento de tentativas de cobrança para realização de procedimentos, o que é ilegal.
Leia mais:
Consumidor ganha balcão de atendimento gratuito na Capital, saiba como buscar o serviço
Inscrições para as creches municipais da Região Metropolitana estão abertas
Familiares de pacientes internados nas UTIs receberem telefonemas solicitando pagamentos. Do outro lado da linha, o golpista se diz médico da instituição e diz, por exemplo, que o paciente passou mal à noite, que a situação de saúde piorou e que é urgente fazer exames fora do hospital.
O GHC afirma que já acionou a Polícia Federal para investigar . Internamente, também está apurando. E cartazes também foram espalhados nos hospitais reforçando que o atendimento é 100% SUS, sem cobranças.
Caso semelhante, de cobrança por procedimentos via SUS, fez vítima no Hospital Municipal de Novo Hamburgo no mês passado. O marido de uma paciente internada havia dois meses depositou R$ 800 na conta de uma agência bancária do Mato Grosso.