Foi inaugurada na manhã desta quarta-feira a nova sede do Instituto do Câncer Infantil, que completa 25 anos em dezembro. Localizado na Rua São Manoel, nº 850, no bairro Rio Branco, em Porto Alegre, o prédio tem 3 mil metros quadrados e quatro andares. Com o novo espaço, será possível ampliar os programas de assistência integral para familiares e crianças e adolescentes com câncer.
Além da parceria com o Hospital de Clínicas de Porto Alegre, a instituição está expandindo o apoio a outros hospitais que atendem pacientes com câncer, como o Hospital São Lucas da PUCRS, o Grupo Hospitalar Conceição e o Hospital São Vicente de Paulo de Passo Fundo.
– Hoje é um dia muito especial. Esse novo prédio nos remete a um novo ciclo de parcerias. O câncer representa a principal causa de morte no sul e sudeste do país. Isso significa que estamos lidando com uma doença de importante impacto. A nossa possibilidade de atender em rede vai permitir expandir esse atendimento – explica o diretor-presidente do Instituto do Câncer Infantil, Algemir Brunetto, destacando que, no Brasil, são 11 mil casos de câncer a cada ano.
O novo Centro Integrado de Apoio conta com uma equipe multidisciplinar, composta por médicos especialistas e serviços de odontologia, fonoaudiologia, nutrição, pedagogia, fisioterapia, terapia e serviço social. Além disso, há um espaço de recreação – com biblioteca, computadores e brinquedos –, brechó, central de doações, área administrativa, núcleo de voluntariado e um laboratório próprio. Estima-se que cerca de 300 famílias possam ser beneficiadas mensalmente.
Veja também:
Conheça o novo Centro Integrado de Apoio do Instituto do Câncer Infantil
Fernanda Lima é presença confirmada na inauguração da nova sede do Instituto do Câncer Infantil - Colunas do Rede Social
A nova estrutura terá todos os serviços de apoio que já existiam na antiga sede, mas de maneira ampliada. Segundo Brunetto, haverá um serviço de call center voltado a pacientes e familiares, que pretende atender demandas de orientação sobre diagnóstico e encaminhamento dentro dessa nova rede de atendimento.
Para o presidente do Conselho Deliberativo, Lauro Quadros, o sucesso do ICI está ligado à credibilidade e à ausência de protagonismo:
– O Instituto do Câncer Infantil é de todos. Dos voluntários, dos funcionários, da comunidade em geral. Nós todos vamos passar e o instituto será eterno.
De acordo com Brunetto, um projeto que tem por objetivo acompanhar os pacientes até os 90 anos está sendo desenvolvido. A ideia é entender melhor como a doença impacta na vida das pessoas, como ele se insere na vida familiar e profissional após o tratamento.
Também está em construção na nova sede do ICI o Centro de Pesquisa Rafael Koff Accordi. Há mais de duas décadas investindo em pesquisas científicas, a instituição terá um laboratório onde será possível realizar um estudo profundo das alterações genéticas relacionadas à evolução do câncer infantil. A ideia é descobrir novas estratégias de combate à doença.
– Vamos tentar entender melhor o funcionamento das células e com isso procurar levar o mais rápido possível (as conclusões) para uma aplicação clínica – explica a coordenadora de pesquisa biológica do ICI, Caroline Brunetto.
O Instituto do Câncer Infantil conta com apoio de 12 mil contribuintes da central de doações. A obra teve um investimento de R$ 9 milhões – arrecadados através de eventos beneficentes e por meio de apoio da comunidade, empresas e parceiros.