O dia começou chuvoso em todo o Rio Grande do Sul nesta quarta-feira. Jaguarão, no sul do Estado, teve o maior acumulado durante a madrugada, de acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet): 28mm. Em Porto Alegre, choveu em torno de 14mm.
De acordo com Celso Oliveira, da Somar Meteorologia, ainda chovia forte por volta das 6h, com provável queda de granizo, nas regiões do Vale do Taquari e do Vale do Sinos. Em Caçapava do Sul, foram registrados ventos de 100km/h nas primeiras horas do dia. Ventou forte também em São Vicente do Sul, Alegrete e Mostardas, com rajadas de velocidades superiores a 70km/h.
Leia mais
Porto Alegre terá manhã chuvosa e queda de temperatura à noite
Saiba como amenizar os problemas causados pela umidade em casa
Previna-se dos perigos causados por aquecedores dentro de casa
A instabilidade ainda deve marcar o restante da manhã no Estado, mas a previsão é de que o tempo volte a ficar firme à tarde, apesar de haver nebulosidade. A chuva deve persistir somente na região da divisa com Santa Catarina, em municípios como Erechim e Iraí.
– Essa frente fria, que chegou pela região sul na terça-feira à noite, está varrendo o Estado muito rapidamente. Nas próximas horas, ela se afasta em direção a Santa Catarina e ao Paraná – explica Celso.
Passada a instabilidade, os gaúchos devem ver os registros nos termômetros caírem. A máxima do Estado nesta quarta-feira bem provavelmente já ocorreu: fez 26ºC em Teutônia por volta da 1h. Nas próximas horas, a temperatura sofre declínio, chegando a 8ºC na região dos Campos de Cima da Serra à noite. Na quinta-feira, as mínimas no Estado devem ficar abaixo dos 10ºC.