A gestão sustentável de resíduos sólidos é o tema da quinta edição do Seminário Cidade Bem Tratada: Saneamento Básico e Energias Alternativas, que será realizado na segunda e na terça-feira da próxima semana, no Teatro Dante Barone da Assembleia Legislativa. O evento, com entrada franca, é uma iniciativa da Fundação Mata Atlântica e Ecossistemas.
Leia mais:
Um passeio pelas águas sujas e abandonadas do Arroio Dilúvio
Barreira ecológica no Dilúvio deve evitar que lixo chegue ao Guaíba
Beto Moesch, advogado especializado em Direito Ambiental e coordenador do seminário, destaca que o objetivo é discutir a Política Nacional de Resíduos Sólidos, a atuação de instituições públicas e privadas, as ferramentas utilizadas e os resultados obtidos, os desafios da logística reversa e o papel da população, entre outros temas.
– Para ampliar o debate, haverá palestrantes de renome de dentro e de fora do Rio Grande do Sul. A ideia é que façam sua apresentação e atendam às dúvidas da plateia – explica Moesch.
Na segunda-feira, às 17h30min, dentro da programação, haverá o lançamento da campanha nacional Saneamento Já, um projeto conjunto de organizações como Fundação SOS Mata Atlântica, Associação Amigos do Futuro e Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) que defende o fim dos chamados rios mortos (que recebem esgoto e carecem de tratamento) e a universalização do saneamento. As inscrições estão abertas e podem ser feitas pelo site www.cidadebemtratada.com.br.