Fugindo da operação rotineira, o 5º Esquadrão de Transporte Aéreo – Esquadrão Pégaso, unidade da Força Aérea Brasileira (FAB) sediada na Base Aérea de Canoas, foi acionado na segunda-feira para fazer um transporte especial. A missão era levar um coração de Lages, em Santa Catarina, até Curitiba, no Paraná, onde ocorreria a cirurgia de transplante.
Tripulada por dois pilotos, um mecânico e um comissário, a aeronave C97 (Brasília) partiu do Rio Grande do Sul rumo à capital paranaense no final da tarde de segunda-feira. Lá, ocorreu o embarque da equipe médica.
Leia mais:
Inversão de papéis: conheça famílias em que os filhos cuidam dos pais
Refris perdem lugar nas cantinas e nos bares escolares
Vacinas contra zika são testadas com sucesso em camundongos
Às 20h20min, o avião decolou em direção ao aeroporto de Lages. O retorno para a capital paranaense ocorreu após a realização dos procedimentos de coleta do órgão doado, por parte da equipe médica, na cidade catarinense. O transporte do coração para Curitiba foi realizado à 1h desta terça-feira.
Conforme a assessoria de imprensa do 5º Esquadrão de Transporte Aéreo da Base Aérea de Canoas, este foi a segunda operação do gênero feita nesta semana.
"Mais uma vez, a FAB cumpre a missão de salvar vidas com o máximo de esforço e empenho, pois todos nós sabemos o valor que ela representa para a sociedade", afirmou o Esquadrão Pégaso, em nota.