Quem tem filhos pequenos sabe: viajar com as crianças é um verdadeiro desafio. São fraldas, mamadeiras, chupetas, mudas de roupa, brinquedos, uma parafernália completa para que não falte nada, muitas vezes para um fim de semana longe de casa.
Se para muitas famílias a chegada dos filhos representa "o fim", ou pelo menos uma mudança no estilo de viagem, o casal de engenheiros de Florianópolis, Alessandra Rauh, 34 anos, e Cristiano Wuerzius, 37, quis fugir do conceito de férias em hotel com crianças e resolveu encarar uma aventura em família, mas com muito planejamento. Junto com as pequenas Sara, que completa um ano nesta terça, dia da partida, e Ingrid, de 2 anos e meio, a família vai cruzar os Alpes da Alemanha até a Itália de bicicleta.
Serão duas bicicletas e uma bike trailer. Cristiano, autor da ideia, será o responsável por puxar as meninas pelas estradas e morros acima, um peso estimado em 45 quilos. Os quatro irão percorrer cerca de 500 km em 10 dias na Via Claudia Augusta, caminho construído pelos romanos no século 15 antes de Cristo. O único apoio que família vai ter será com a bagagem, e uma empresa foi contratada para fazer o transfer de um hotel para o outro.
Cristiano conta que sempre teve vontade de passar mais tempo em meio a natureza com a família. Só que quando sugeriu a ideia para a esposa ela não tinha nem uma bicicleta:
– Nós sempre gostamos de praticar esporte e queríamos fazer uma viagem em família, mas não éramos profissionais. Então começamos a pesquisar as opções, teria que ser um lugar seguro para as meninas, com uma distância razoável. Nós moramos na Alemanha por quatro anos, então escolhermos os Alpes – explica.
Alessandra explica que no começo achava que seria um pedal para profissionais, mas com a pesquisa viu que era possível:
– Nossa principal preocupação era pela segurança das meninas. Os trechos que vamos fazer tem muitas cidadezinhas para as paradas ou qualquer emergência, não estamos presos e se tiver algum imprevisto podemos fazer mudanças. Não queremos provar nada pra ninguém, mas ter uma boa experiência em família – diz Alessandra.
Para Cristiano, a viagem é uma espécie de manifesto:
– Estamos juntos há 14 anos e as viagens que mais temos lembranças boas eram as que juntavam esporte com paisagens. Quando você se vê com duas filhas pequenas pensa: eu nunca mais vou poder fazer aquilo? Quando a Ingrid nasceu eu tive um insight e pensei que não era "se" eu um dia ia fazer, mas era "como" iria fazer. Essa viagem é meio que um manifesto, a bike foi a maneira que a gente conseguiu viabilizar isso: esporte, com paisagem e a família toda junta _–explica.
Rotina de treinos
Desde que bateram o martelo e compraram as passagens, a família se viu obrigada a treinar para dar conta do da aventura. O primeiro passo foi comprar uma bicicleta para Alessandra e o bike trailer para as meninas. Para se acostumar com os longos trechos, o casal e as meninas subiram o Morro da Cruz 11 vezes, sendo nove com trailer, treinou em São Bonifácio, fez o circuito de bicicleta do Valeu Europeu em três dias e outros treinos físicos. No total já pedalaram 993 km, e subiram 14.483 metros de altitude.
– Tudo isso já valeu a pena. Tivemos experiências com nossas filhas, fizemos coisas diferentes que elas aproveitaram muito – conta Alessandra.
No blog Nós quatro na Estrada Alessandra e Cristiano mostram a rotina dos treinos e vão fazer os registros da viagem. Um dia antes da partida, em meio aos preparativos, a expectativa do casal é que dê tudo certo para voltar com boas lembranças:
– Vamos contar tudo no blog para deixar registrado, as meninas ainda são muito pequenas e queremos que elas tenham noção quando crescerem. Ter pessoas participando e comentado nos estimula a contar ainda mais, essa vai ser só a primeira aventura – finaliza Cristiano.
CONFIRA A VIAGEM:
Saída de Munich no dia 20/6, passando por Alemanha, Áustria e Itália
1 – München – Starnberger See – 45 km
2 – Starnberger See – Murnau – 35 km
3 – Murnau – Füssen – 60 km
4 – Füssen – Landeck – 40 km
5 – Landeck – Reschenpass – Mals – 55 km
6 – Mals – Meran – 65 km
7 – Meran – Bozen – 45 km
8 – Bozen – Trient – 70 km
9 – Trient – Gardasee – 50 km