Definido com um ano de antecedência, o tema de um fórum que ocorre na sexta-feira em Porto Alegre continua atual: a crise e os desafios por ela impostos. Mesclando debates sobre cultura, política e ética, o Fórum Instituto Unimed/RS chega à sua 9ª edição convidando importantes nomes nacionais para a discussão. Na pauta, os desafios de um país fragilizado pelas crises política e econômica.
Realizado, em média, a cada dois anos, o fórum tem como objetivo garantir espaço à liberdade de pensamento e expressão por meio de discussões sobre o cenário social.
Leia mais:
Bruna Lombardi, Jayme Monjardim e Contardo Calligaris participam do Fórum do Instituto Unimed-RS
Três painéis darão o tom do evento: o primeiro, sobre ética; o segundo, sobre literatura; e o terceiro, sobre cinema. Ainda que não pareçam diretamente ligados ao tema "crise", as artes serão abordadas em debates que devem passar, entre outros assuntos, pela extinção e retomada do Ministério da Cultura no governo do presidente em exercício Michel Temer.
– Como a crise moral e política já vinha se arrastando há algum tempo e dando sinais de que iria se prolongar, foi um tema quase que natural – explica o presidente do Instituto Unimed, Alcides Mandelli Stumpf.
Um dos participantes da cerimônia de abertura, que contará também com apresentação da senadora Ana Amélia Lemos e do médico Nilson Luiz May, Stumpf descreve que faz parte do cooperativismo interagir e estar junto da comunidade onde atua. O evento, aberto ao público, é visto como um presente voltado ao incentivo da cultura e do livre pensamento.
– Este evento se diferencia pela livre expressão de ideias e conceitos, na palavra de reconhecidos talentos nas áreas da cultura, da literatura e do cinema. É uma notável contribuição ao Brasil – avalia May, que também é escritor.
O fórum contará com as presenças de nomes como os professores Leandro Karnal e Roberto Romano, os jornalistas Demétrio Magnoli e Augusto Nunes, os escritores Ruy Castro e Contardo Calligaris e os cineastas Carlos Gerbase e Jayme Monjardim.
A participação do público será estimulada com o uso de cinco tablets, que estarão à disposição da plateia durante os painéis. As perguntas registradas no dispositivo serão avaliadas pela equipe do evento e, se forem selecionadas, podem pautar a discussão no palco. A entrada é franca.
9º Fórum Instituto Unimed
Quando: 3 de junho (sexta-feira), das 9h às 17h30min
Onde: Teatro do Bourbon Country, em Porto Alegre (Rua Tulio de Rose, n° 80)
Quanto: entrada franca
Inscrições até hoje em zhora.co/forumunimed