Depois de sentir o maior calor dos últimos cem anos no mês de abril – a máxima de 36°C –, os gaúchos agora devem ver os termômetros apontarem para o outro extremo. Uma frente fria provocará queda na temperatura a partir de terça-feira, chegando a registros negativos e geada na quinta-feira.
Leia mais:
Tornado atingiu São Miguel das Missões, afirma meteorologista
"Um minuto de destruição, anos de recuperação", avalia prefeito
A notícia é um alento para aqueles que reclamavam do calorão. Conforme a meteorologista Fabiene Casamento, da Somar Meteorologia, não serão mais registradas temperaturas acima dos 30°C neste mês. O motivo é a saída de um bloqueio das frentes frias vindas da Argentina e do Uruguai.
– Antes, o bloqueio impedia o avanço das frentes frias do Extremo-Sul para as demais regiões, deixando um acúmulo de altas temperaturas – explicou Fabiene.
Com passagem livre para o Estado, uma frente fria provocará queda na temperatura a partir de terça-feira, quando as mínimas devem variar entre 4°C e 16°C, com menores temperaturas em São José dos Ausentes (4°C), Vacaria (6°C) e Lagoa Vermelha (7°C). Ao se descolar pelo Rio Grande do Sul trazendo uma massa de ar de origem polar, a frente fria ainda formará um sistema de baixa pressão, segundo a meteorologista.
– Isso pode provocar fortes rajadas de vento, acima dos 70 km/h, o que aumentará a sensação de frio entre a terça e a quarta-feira – afirma.
Na quarta-feira, a mínima no Estado deve ser de 2°C em São José dos Ausentes, e na quinta-feira, cidades da Serra podem registrar temperaturas negativas (veja a previsão abaixo). Com o enfraquecimento do El Niño, os gaúchos também podem esperar uma diminuição no volume de chuva.
– Claro que ainda vai chover, mas não em excesso como ocorreu quando o El Niño estava com mais força – informa Fabiene.
No final de semana, os temporais que atingiram o Estado deixaram pelo menos duas pessoas desaparecidas. O corpo de uma delas foi localizado na manhã desta segunda-feira, em Campina das Missões. A outra vítima segue desaparecida, em Porto Xavier, ambas cidades do Noroeste. Em São Miguel das Missões, um tornado destelhou cerca de 70 casas, um CTG, um hospital e um museu arqueológico.