O ministro de Minas e Energia, Eduardo Braga, anunciou, nesta quinta-feira, que a conta de luz trará a bandeira verde a partir de 1º de abril, e as tarifas de energia deixarão de ter a cobrança extra. Com isso, os consumidores terão uma redução de 6% a 6,5% na conta de luz, disse o diretor-geral da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), Romeu Rufino.
O fim da cobrança extra na conta de luz será possível porque o governo decidiu desligar mais 15 usinas térmicas no início de março, o equivalente a três mil megawatt (MW). Sem esses empreendimentos, será possível poupar cerca de R$ 8 bilhões por ano.
Leia mais:
Veja o que muda nas contas de luz de fevereiro e março
Tarifas de energia devem cair cerca de 7% a partir de março, diz ministro
No início de fevereiro, o governo já havia anunciado o desligamento de sete usinas térmicas, com 2 mil MW, o que permitiu o acionamento da bandeira amarela e uma economia anual de R$ 2 bilhões.
De acordo com Braga, a queda do consumo de energia, a operação de novas usinas e o aumento do nível dos reservatórios das hidrelétricas em todo o país permitiram dispensar o uso das termelétricas, que geram energia mais cara.
– A tarifa de energia elétrica está efetivamente em viés de baixa – disse o ministro.