O Rio Grande do Sul tem mais um caso suspeito de zika vírus, segundo dado divulgado nesta quinta-feira pela Secretaria Estadual da Saúde. As informações são da Rádio Gaúcha.
É um caso importado, de alguém infectado fora do Estado, mas a secretaria não confirma o município de residência do paciente. Até agora, foram notificados 24 casos suspeitos de zika vírus no RS, e nenhum confirmado.
Outros 1.277 casos de dengue foram confirmados desde o ano passado. Oito em cada 10 são de pacientes que contraíram a doença no Estado. Municípios do norte e noroeste gaúchos, como Santo Ângelo e Ijuí, concentram a maioria das ocorrências.
Em Porto Alegre, a Secretaria Municipal da Saúde convidou para uma reunião, na tarde desta quinta-feira, lideranças dos setores de hotelaria, clubes sociais e esportivos, táxis, transporte coletivo, Infraero, supermercados, agências de viagens, Correios, Estação Rodoviária e vários outros segmentos que podem ter atuação importante nas ações contra o mosquito transmissor. No encontro, foram apresentados os dados epidemiológicos, e informadas as formas de combate ao Aedes aegypti.
Entenda o que é a Síndrome de Guillain-Barré, doença que tem avançado no país em razão do zika vírus
Além destas duas doenças, a febre Chikungunya também tem 74 casos suspeitos notificados e quatro confirmados - de moradores de Bento Gonçalves, Erechim, Novo Hamburgo e Rio Grande. Os casos são considerados importados, com histórico recente de viagem para Bahia, Pernambuco e Maranhão.