Se há algo que os veranistas de Xangri-lá nem lembram mais é como chegar à beira da praia com facilidade. As passarelas têm estado em más condições nos últimos anos. A reportagem verificou que a maior parte das estruturas está quebrada ou interrompida: sobe-se por uma rampa e chega-se a lugar algum.
Algumas trilhas que levam à praia têm pedregulhos, madeiras ou blocos de concreto, aparentemente resíduos de obras. A falta de um calçadão atrapalha quem vai pedalar, correr ou apenas dar uma caminhada.
De acordo com o prefeito Cilon da Silveira (PDT), as passarelas serão recuperadas antes do feriado de Natal. Conforme o prefeito, o conserto não foi feito até agora porque as casinhas são pouco aproveitadas ao longo do ano, e acabariam se desgastando sem necessidade. Quanto ao acúmulo de dejetos, a prefeitura irá apertar a fiscalização sobre os descartes irregulares.
Melhor estrutura de acesso promete Atlântida, praia mais movimentada de Xangri-lá. Reformas na avenida Beira-Mar, próximo à plataforma, recuperam a rua e o calçadão - e o plano é que tragam também novas passarelas. As obras estavam avançadas no trecho à direita da plataforma, mas ainda não se via benfeitorias em direção a Capão da Canoa, com irregularidade na calçada e problemas de acesso à areia.
Os centros de Xangri-lá e Atlântida têm um ar agradável: os canteiros públicos estão aparados, o asfalto está em boas condições e a pintura das faixas, em dia. A cidade também está limpa, e a população contribui com calçadas em boa manutenção.
Avaliação
Orla: Ruim
Ruas: Bom
Areia: Regular
Limpeza: Bom
* Zero Hora