A Black Friday, dia de promoções tradicionalmente voltada ao comércio eletrônico, movimentou na manhã desta sexta-feira também as lojas de rua de Porto Alegre. No Centro, a Magazine Luiza abriu uma hora antes anunciando descontos, em média, de 40% para eletroeletrônicos e eletrodomésticos. Parte das promoções só foram conhecidas quando as portas se abriram, para não alertar a concorrência.
- Quero comprar uma máquina de lavar, mas vou pesquisar entre várias lojas antes de me decidir - disse, na fila, o contador Jairo de Souza.
As lojas se encheram logo ao abrir das portas, mas pouca gente saia de sacolas nas mãos.
- A maioria do pessoal compara os preços pela manhã e volta para comprar no intervalo de almoço - explica o gerente da Magazine Luiza na Otávio Rocha, André Ladwig, que espera aumentar em pelo menos 50% as vendas da loja em relação a um dia normal de comércio.
Do outro lado da rua, a Colombo dava destaque a promoções de fogões e geladeiras. E não sem razão: muitos dos clientes são vítimas das recentes enchentes nas ilhas, que perderam tudo e agora recomeçam a mobiliar suas casas.
- Esperamos pelo menos triplicar o volume de vendas diárias com a Black Friday - diz um vendedor da Colombo.
A lista de desejos varia. Alguns procuram TVs de tela plana, outros um simples ventilador de mesa. Juliana Paim encontrou o multiprocessador de alimentos que procurava desde o início do ano, e resolveu levar.
- Eu vinha pesquisando os preços, e tive a boa surpresa de encontrar esse modelo por 40% de desconto - conta.