Por onde vaza seu dinheiro
Especialistas em finanças apontam os desperdícios mais comuns entre os brasileiros, e dão dicas de como evitá-los.
A receita de quem está conseguindo equilibrar o orçamento
Os pequenos gastos
Produtos perecíveis - Anote quanto, exatamente, sua família consome por semana de presunto, queijo, carne, frutas e legumes. São produtos de pouca durabilidade, e com facilidade estragam na geladeira.
Lanche no trabalho - A tia do lanche ou o dono do bar devem adorar, mas seu gasto com sanduíches, salgados e café é muito maior no trabalho do que se você comprar os ingredientes e prepará-los em casa.
Salão de beleza - O valor dos serviços, em geral, disparou nos últimos anos. Aprender a fazer escova ou as unhas em casa pode trazer uma economia surpreendente.
Passeios caros - Na busca por comodidade, famílias costumam trocar praças, parques e exposições por shoppings, com seus cinemas, estacionamentos e lanchonetes. É um prazer cada vez mais caro.
Água - Pequena mudanças podem fazer a diferença na conta: fechar a torneira enquanto se escova os dentes, desligar o chuveiro ao se ensaboar e evite usar água toda vez que for limpar o pátio ou a calçada, preferindo pá e vassoura.
Os gastos médios
Telefonia - A popularização dos smartphones conduziu muitos usuários a planos pós-pagos. Avalie se o pacote casa com a sua necessidade. Também reflita se vale a pena manter um telefone fixo em casa.
Alimentação na rua - Alterne a visita a restaurantes com tele entregas ou jantares com amigos em casa, também prazerosos. Pesquise cupons de descontos em sites e aplicativos.
Academia - No anseio de que chegou a hora de perder peso, muita gente antecipa mensalidades de academia para aproveitar promoções. Vá com calma: conheça seu ritmo de treino e tenha certeza de que aproveitará o que está pagando.
Supermercado - Para evitar compra por impulso ou gasto exagerado, tenha uma lista, com quantidade necessária e o preço pago na compra anterior. Isso vai facilitar a comparação.
Luz - Substitua lâmpadas incandescentes por opções econômicas, evite deixar na tomada eletroeletrônicos quando não estiverem em uso e só ligue o ar condicionado se for ficar mais de 20 minutos no ambiente.
Os grandes gastos
Pacote de TV a cabo - Coloque na ponta do lápis quais canais você realmente assiste. Precisa mesmo de um pacote de R$ 270 por mês - ainda mais considerando o avanço dos serviços de streaming?
Parcelas no cartão - Quando não consegue pagar todas as contas, há quem opte por parcelar a fatura do cartão de crédito. É um tipo no pé: com juros acima de 300% ao ano, o chamado crédito rotativo compromete o orçamento por muitos meses.
Carro extra- Sua família precisa mesmo de um segundo carro, ou bastaria organizar a rotina de todos? Dois anos de gastos com um carro (considerando financiamento, gasolina, seguro, combustível e manutenção) equivalem ao preço de um novo automóvel.
Segunda casa - É como o carro: gasta-se muito para ter, mas, às vezes, não se usa tanto. A venda de um imóvel na Serra ou no Litoral pode render um valor que, se investido, poderá garantir férias de luxo ao final de um ano.
Empregada - A Lei dos Domésticos tornou esse serviço mais caro. Avalie se não vale mais a pena pagar por faxina, ou aproveite a oportunidade para envolver toda família em tarefas de casa.
Fonte: Denílson Alencastro, da Geral Investimentos, Marcelo Ferzola, da MFF Consultoria, e consultor financeiro Mauro Calil
O repórter Erik Farina produzirá as matérias da série Encare a Crise.