Se o seu perfil do LinkedIn tiver foto, ele tem 11 vezes mais chances de ser visualizado. E, como trata-se de uma rede profissional, a sua imagem de perfil deve representar o trabalhador que você é.
As primeiras impressões que boa parte das pessoas que visualizarem seu perfil terão de você serão baseadas nesta fotografia - perceba o quão importante ela é neste contexto.
Então, confira oito tipos de fotos que devem evitados no LinkedIn, conforme levantamento feito pelo site Undercover Recruiter.
Evite!
1) Retrô
As pessoas não se importam se você atingiu seu auge na década de 1990, elas querem construir uma ideia do que você é agora. Então, certifique-se de escolher uma foto que está atualizada e retrata a pessoa que você é hoje, e não há 20 anos.
2) A vida é uma festa
É saudável ter uma vida social fora do trabalho, mas deixe fotos das festas e dos encontros em barzinhos para beber um chope com amigos para as redes mais pessoais, como Facebook ou Instagram. No LinkedIn, pega mal.
3) Escondido nas sombras
As pessoas querem ver realmente com o que você se parece, e não apenas um rosto distorcido por sombras, cheio de efeitos especiais. Se você não está promovendo sua imagem como um artista, prefira a iluminação natural para a foto de perfil do LinkedIn.
4) Procura-se namorado(a)
Não utilize uma foto sedutora, que seria mais adequada em um perfil de quem está buscando um namoro. Estamos falando da foto de perfil de uma rede social profissional.
5) Porquê tão sério?
As pessoas querem trabalhar com indivíduos que são fáceis de lidar, que tenham uma atitude positiva frente à vida. Então, uma foto em que você está sorrindo é muito mais eficaz do que uma com a cara fechada.
6) A orgulhosa dona de um gatinho
Sim, entendemos, eles são TÃO fofos! Mas isso não significa que seus animais de estimação devam ter um espaço no seu perfil do LinkedIn. Sua foto deve representar sua vida profissional - a menos que você trabalhe com animais.
7) A selfie
Você pode gastar seu tempo tentando fazer a melhor selfie do mundo, mas temos de admitir: sequências de selfies realmente não emitem uma vibração profissional. Melhor mantê-los no Instagram.
8) Anônimo
Esta talvez seja a melhor dica de todas: a primeira coisa que você deve fazer ao criar uma conta no LinkedIn é mudar a imagem padrão em seu perfil. E ponto final, sem discussão.