A questão nutricional é um dos pontos que devem ser levados em consideração na hora de escolher entre um produto in natura ou sua opção picada ou descascada. A professora de Nutrição da PUCRS Rochele Quadros Rodrigues, mestre em Tecnologia dos Alimentos, destaca que o processamento mínimo de frutas e verduras resulta em perdas nutricionais, principalmente quando se lavam os alimentos.
- Após ser descascada, uma verdura ou fruta é lavada antes de ser embalada. Esse processo de lavagem varre parte dos minerais e vitaminas do alimento. Outro problema é que, com o corte e descasque do alimento, existe uma maior exposição à luz e ao ar, e consequentemente ocorre a oxidação da vitamina A e C - explica Rochele.
A nutricionista do Hospital Moinhos de Vento Débora Schneck destaca que quando o assunto é carne, não existe diferença nutricional entre a peça inteira e sua versão cortada . Entretanto, o consumidor precisa ter cuidado com a parte microbiológica:
- É preciso destacar que quanto maior a manipulação de um alimento, maior o risco de contaminação. A questão de segurança alimentar é muito importante e o consumidor deve estar atento a procedência do alimento e se o supermercado o manipula corretamente, dentro dos padrões de higiene.
A nova edição do Guia Alimentar da População Brasileira , editada pelo Ministério da Saúde, sugere o consumo de alimentos in natura, que têm maior teor de nutrientes e afirma que, quanto menos processamento, melhor o alimento é para a saúde.
Mas, à parte a perda nutricional, as especialistas apontam algum benefício nessa tendência.
- Muitas pessoas não incluem mais frutas e legumes em sua dieta pelo grande tempo que a preparação destas envolvem. O lado bom dessa nova onda de produtos é que, devido à praticidade, mais pessoas vão comer melhor - afirma a nutricionista Débora.
O preço da praticidade: qual o custo de optar por alimentos picados
Clique nas imagens para conferir o impacto dessa tendência no bolso e no ambiente:
Com casca ou sem casca?
O preço da praticidade na saúde
Descubra quais as diferenças nutricionais entre alimentos picados e inteiros
Felipe Martini
Enviar emailGZH faz parte do The Trust Project
- Mais sobre: