Outras cidades-sede da Copa que também apostaram na promessa do incremento de turistas a longo prazo - e que investiram pesado nisso - estão sentindo o efeito inverso. É o caso de Belo Horizonte (MG) e Curitiba (PR), capitais brasileiras acostumadas a receber um perfil de estrangeiros semelhante ao de Porto Alegre: um turismo mais focado em negócios. Conforme o presidente do Sindicato de Hotéis, Restaurantes Bares e Similares de Belo Horizonte (Sindhorb), Paulo César Pedrosa, a ocupação dos hotéis, que costuma atingir 60% durante os primeiros seis meses do ano, está variando entre 35 e 45% em 2015.
Para Pedrosa, a queda se deve a três principais fatores: o aumento no número de hotéis construídos antes da Copa do Mundo, a crise que o país vive e, principalmente, ao fato de a capital mineira não ter sediado congressos ou eventos de grande porte durante o primeiro semestre de 2015:
- Foram mais de 20 hotéis inaugurados nos meses que antecederam a Copa, que até ficaram com uma ocupação boa durante a metade do ano passado, mas desde então o número de leitos ocupados tem caído muito. Estamos recebendo menos turistas.
Um ano depois da Copa, turismo estrangeiro em Porto Alegre não alcança o percentual esperado
Em Curitiba a cena se repete. João Jacob Mehl, presidente do Sindicato Empresarial de Hospedagem e Alimentação de Curitiba (Seha) e vice-presidente do Conselho Estadual de Turismo do Paraná, afirma que a média mensal de ocupação dos hotéis costumava ser de 50%. Desde abril deste ano, tem variado entre 32 a 37%. Mehl destaca que o número de novos hotéis construídos para a Copa não foi significativo na capital paranaense, mas que o investimento na melhoria das hospedagens, restaurantes e bares já em funcionamento foi grande:
- Quando tivemos jogos aqui, a ocupação foi alta e a movimentação nos pontos turísticos, também. Mas era um público que não teve permanência, que logo depois da Copa foi embora e não voltou - lamenta.
O presidente do Instituto Curitiba Turismo, (uma autarquia da prefeitura), Caique Ferrante, ainda mantém a esperança de que a imagem que a cidade deixou durante a Copa traga resultados positivos. Conforme levantamento do instituto, Curitiba recebeu 3,7 milhões de turistas em 2012 (último dado mais atualizado) e espera que, ao longo deste ano, contabilize 4 milhões. Como os balanços são anuais, ainda não há como saber se a meta será atingida.