Agora que a moda de homens barbudos está de volta (e mais forte do que nunca), parece que há quem queira boicotar a tendência. Na última semana, foi ao ar nos Estados Unidos uma reportagem mostrando que os pelos faciais podem ser tão sujos quanto banheiros, o que deixou adeptos e adoradores do estilo lenhador preocupados.
Para a investigação, uma repórter coletou amostras de barbas de diferentes homens na rua, que foram entregues para análise de um microbiologista. Os exames revelaram a presença de bactérias comuns nas fezes. O presidente da Sociedade Brasileira de Dermatologia - RS, Gustavo Pinto Corrêa, explica, contudo, que esses microorganismos podem sim ser encontrados em banheiros, mas também são comuns em objetos de uso diário:
- Fizeram o teste na barba, mas também é possível encontrar esses tipos de bactérias na superfície de celulares, maçanetas e carrinhos de supermercado, por exemplo. As pessoas costumam passar muito a mão no rosto, então é muito fácil levar bactérias até a face. Como a região é próxima da boca, também pode acontecer de ficar alguns restos de comida por ali. Com a barba maior, o local fica mais úmido, criando um ambiente propício para o crescimento de muitos microorganismos.
O uso da barba deve ser banido então?
Não necessariamente. Segundo o médico, é mais fácil manter o rosto limpo sem os pelos, mas o look não precisa ser abolido.
- Quem quer ter barba, pode ter. Mas precisa redobrar os cuidados. Do mesmo modo que uma pessoa com cabelos compridos precisa ter mais atenção do que outra que possua cabelos curtos - compara.
Entre as dicas de higiene para manter a barba asseada, o médico ressalta a importância de lavar e secar bem a região todos os dias. Limpar as mãos com frequência também é fundamental para evitar a proliferação de micróbios.
E sobre a afirmação do jornal americano de que a barba pode ser tão suja quanto um banheiro, o médico se mostra descrente:
- Há quem diga que os banheiros são alguns dos locais mais limpos que existem, porque as pessoas têm a preocupação de higienizá-los regularmente.
Cientistas desenvolvem o "manual da barba perfeita"
Jorge Pontual apresenta boletim vestido de lenhador
Adeus, metrossexuais: agora é a vez do "lumbersexual"