A inalação de determinados aromas pode acalmar, melhorar o humor e até aliviar o estresse. Isso acontece porque os cheiros podem estimular o sistema límbico, que libera substâncias que afetam o cérebro. A naturóloga e aromaterapeuta Daiana Petry cita alguns óleos essenciais que, quando inalados, têm finalidade terapêutica.
Confira:
Lavanda: tem um componente chamado linalol, que ajuda a equilibrar o sono. Portanto, o óleo pode ser utilizado para combater a insônia. Quem não gosta do cheiro de lavanda, pode optar por lemon grass (capim limão) ou litsea cubeba. Os dois têm o mesmo efeito, mas remetem ao cheirinho de "chá de vó", que lembra a infância.
Óleo essencial pinus (extraído da folha da árvore pinus): diminui a culpa, a autopunição. Recomendado para quem quer "tirar o peso dos ombros".
Gerânio: atenua efeitos da TPM e da menopausa, deixando a pessoa menos agressiva. No entanto, não é indicado se a mulher tem uma TPM "mais chorosa". Nesse caso, o recomendado é o óleo essencial de grape fuit (pomelo).
Casca da bergamota: contém uma substância chamada limoneno, que reduz o estresse e trabalha a autoconfiança. Deixa a pessoa com a sensação de "ser capaz de fazer as coisas acontecerem". Também é antidepressivo.
Ylang ylang: relaxa e diminui o estresse. Trabalha a autovalorização feminina e ainda é afrodisíaco.
Pesquisa diz que ouvir música reduz ansiedade de pacientes em
hemodiálise
Massagens com fragrâncias especiais podem diminuir dores físicas
Onde encontrar?
Os óleos essenciais são comercializados em lojas especializadas ou farmácias de manipulação.