Chegou a hora de acreditar no que você estudou e ir confiante para os dias de prova do Enem, que ocorrem neste sábado e domingo. Em 2013, com o desejo de avançar na vida profissional, o técnico contábil Derlan Rodrigo Barcellos, 28 anos, se empenhou e foi bem no exame mesmo com o ensino médio concluído há cinco anos. Já tinha feito o Enem outras três vezes e não desistiu.
Fez um curso intensivo de três meses no Pré-vestibular e Enem Popular (Pop), acreditou no próprio potencial e com o bom desempenho conseguiu uma bolsa integral para o sonhado curso de Publicidade e Propaganda na UniRitter
- Estudei bastante antes da prova, mas na quinta e na sexta-feira, descansei. A maior dificuldade é o tempo, é muito tempo que se passa sentado. Olhei toda prova antes de começar e fiz primeiro o que eu tenho mais facilidade, que é o Português. Antes disso, ainda fiz um rascunho da Redação, depois fiz toda a prova e só então concluí a Redação. A prova abriu minha cabeça para outros argumentos - conta Derlan.
Ele ficou entre os três últimos que saíram da sala e não deu bola para a pressa dos outros candidatos.
- Não me preocupei com o tempo, levei duas garrafinhas de água e duas barras de cereal. Saí achando que não tinha ido bem, mas tentei não pensar nisso.
O mais desgastante, segundo ele, é a prova de domingo, quando o candidato já vem cansado do sábado e enfrenta uma maratona com uma hora a mais. Para evitar a ansiedade de última hora, o Diário Gaúcho elencou dez dicas de Derlan, do professor de História do Pop, Pedro Felice, e da psicóloga da Clínica Vicencialle, Letícia Guedes.
CHEGOU A HORA!
Enem: dez dicas para se sair bem nas provas
Acredite no que você estudou e deixe a ansiedade de lado. Para ajudar os candidatos a manter a concentração neste final de semana de provas, veja as dicas de um estudante que garantiu sua vaga na universidade.
Jeniffer Gularte
Enviar email