A sensação de frescor está bastante aliada aos verdes, especialmente na água. A nobreza do líquido justifica uma apresentação estética com a inclusão de uma folha de hortelã ou de manjericão que agrega um sabor suave à bebida. Sem falar nas clássicas rodelas de limão ou de laranja. De efeito também é uma tira de casca de bergamota ou de maçã cortada em serpentina colocada num copo com água.
:: Leia outras colunas de Celia Ribeiro
Também um cubo de gelo pode ter uma folhinha de tempero verde em seu interior. Há quem coloque flores comestíveis nas divisórias da caixeta antes de verter a água e colocar no freezer. O efeito é belíssimo e vale também para as jarras.
******
A escritora Paula Taitelbaum ilustra com figurinhas recortadas por ela própria seu primeiro livro infantil, Palavra Vai, Palavra Vem. Paula conta que foi uma verdadeira terapia o exercício de paciência exigido pelos recortes. O efeito é lindo, dando movimento e colorido às páginas do livro da L&PM.
Palavra Vai, Palavra Vem é um jogo de palavras cheio de rimas que dão vontade de a criança ler alto, ampliando também seu vocabulário. Tudo começa com a palavra Clara, nome da filha da escritora, para quem é dedicado o livro. As palavras "flutuam invisíveis e silenciosas, quem sabe buscando um poema ou uma prosa?".
******
Projetos de Livia
O final de ano chegou com a boa nova do livro A Arte de Projetar, com fotos, incluindo casas e apartamentos de praia. A arquiteta Livia Marcantonio Bortoncello, que começou na profissão como estagiária no escritório de Moacyr Kruchin, é dotada da naturalidade peculiar das pessoas em que a elegância de trato e o gosto estético fazem parte da personalidade.
Livia passa o final do ano na morada de Punta del Este com o marido e a família. De seu livro, alguns lembretes de alto verão. Tons neutros, aliados às transparências, garantindo luminosidade aos espaços. Na cozinha bege clarinho com cromados, o colorido do grande pôster de uma escultura cor de laranja. Verdes plantados em vaso apresentado em tigelas de madeira, conchas numa bandeja de vidro com moldura, iluminando o décor do verão.
******
Atitudes de final de ano
No restaurante, convidados evitam escolher os pratos mais caros. Se não há preços dos pratos no cardápio, sabe-se que lagosta, por exemplo, é sempre mais cara. Melhor pedir sugestão para o próprio anfitrião.
Quando se deseja pagar o jantar de um grupo - homem ou mulher - o maitre deve ser avisado antes, fora da mesa. Em almoços e jantares participativos, avisa-se, ao convidar, que a despesa correrá por conta dos convidados.
Antes de fazer o pedido do cardápio, avisa-se ao garçom que as notas devem ser individuais. Assim quem não bebe, não paga pelo outro.
Lugares na mesa familiar
Há casais que, em festas de fim de ano, convidam os pais das duas famílias. Mais fácil é o anfitrião e a anfitriã sentarem-se cada um numa cabeceira da mesa: ela entre o sogro (à sua direita) e o pai (à sua esquerda), ele entre a mãe e a sogra. O fato de a relação entre pais e filhos ser mais íntima, faz com que eles deixem o lugar de honra (à direita) para o sogro ou a sogra.
Quando só as mães de ambas as partes comparecem, pode ser diferente. A respectiva mãe fica à direita do filho e da filha, e outra senhora da mesma família à esquerda. Isto ajuda bastante nas conversas.
Férias
Desejo uma feliz chegada de 2014 e muitas alegrias no novo ano para os leitores que prestigiam esta coluna. Volto na edição de 2 de fevereiro. Veraneio é um estado de espírito para quem sai e para quem fica. Felicidades!