Os "naked cakes" são a mais nova tendência em festas e casamentos no Brasil. Febre em países como Inglaterra e Estados Unidos, os chamados "bolos pelados" têm caído nas graças de confeiteiros brasileiros, principalmente em São Paulo.
Nessa versão, a cobertura de pasta americana sai de cena e o corpo do bolo fica aparente - camadas de pão de ló são intercaladas com fartas doses de recheio. Para decorar, podem ser utilizadas frutas frescas, flores comestíveis e açúcar de confeiteiro para polvilhar no final.
Em Porto Alegre, a confeiteira Mariana Boll (51 3085-6533) aceita encomendas, mas alerta que é necessário ter alguns cuidados e que, por conta disso, várias clientes acabam optando pela receita tradicional, mais prática.
- O naked cake é muito delicado, e, por isso, o transporte dele acaba se tornando muito complicado. Dependendo do número de camadas, levo os ingredientes e faço a montagem no local - conta.
Segundo ela, para escolher encomendar um "naked cake" é preciso avaliar uma série de fatores, como estilo da festa e o local onde ele vai estar exposto.
- O bolo precisa combinar com a festa. Se for um evento mais clássico, talvez um bolo com cobertura fique melhor. O naked cake combina muito, por exemplo, com festas ao ar livre - indica.