De todos os itens de moda que Coco Chanel criou, difícil encontrar um mais marcante que o perfume Chanel Nº 5. Aliás, é quase impossível pensar em uma fragrância que tenha causado tanto interesse como a da estilista. Você pode até tentar pensar em outros nomes, mas nenhum está há tanto tempo no mercado e vendendo tão bem. O perfume comemora 90 anos no início desta década (há discussões sobre a data exata de sua criação e lançamento) e, até hoje, é avaliado pelas mulheres como o "aroma mais sedutor", segundo o livro O segredo do Chanel N° 5 - a história íntima do perfume mais famoso do mundo, de Tilar J. Mazzeo. O sucesso é traduzido em cifras. De acordo com o governo francês - a Chanel não divulga números - , um frasco é vendido a cada 30 segundos no mundo. São, em média, meio milhão de vidros em um ano, movimentando US$ 100 milhões no período. Mas o que transformou o perfume nesse sucesso de quase um século?
Chanel Nº 5
A obra-prima de Chanel
Nove décadas depois, o Chanel Nº 5 mantém o posto de perfume mais famoso de todos os tempos