O bocejo é uma das maneiras que o corpo têm de refrescar o cérebro. Geralmente, o ato está ligado ao sono ou ao tédio, porém, cientistas da Universidade de Princeton, nos EUA, revelam que o bocejo ajuda a regular a temperatura do cérebro, evitando o seu aquecimento.
De acordo com as informações publicadas no Daily Mail, se a temperatura ambiente for maior do que a corporal, como acontece em dias mais quentes, o bocejo não faria nenhum efeito no organismo.
Os pesquisadores estudaram o comportamento de 80 voluntários, que observaram fotos de pessoas bocejando, tanto no inverno como no verão. O resultado mostrou que metade dos participantes tiveram a mesma reação das imagens durante o período mais frio, enquanto que, no verão, apenas um quarto deles se manifestou.
O estudo constatou que a frequência do bocejo varia de acordo com a estação do ano, já que essa é uma das maneiras do corpo refrescar o cérebro, trocando calor com o ar fresco. A pesquisa vem para somar conhecimento e ajudar na compreensão de doenças neuromotoras e da epilepsia, que têm o bocejo como uma das características mais comuns.
Notícia
Bocejo serve para refrescar o cérebro
Estudo constatou que a frequência do bocejo varia de acordo com a estação do ano
GZH faz parte do The Trust Project
- Mais sobre: