Morreu neste domingo (3) a socialite Carmen Mayrink Veiga, aos 88 anos. De família tradicional do interior de São Paulo, Carmen se tornou um símbolo da elegância no Brasil, ao lado do marido, Tony Mayrink Veiga, que morreu em 2016. Ela faleceu em casa, no Rio de Janeiro.
A filha Antônia Frering lamentou a notícia com um post nas redes sociais. De acordo com o jornal O Globo, Carmen sofria de paraparesia espástica tropical, condição que limitava seus movimentos. A socialite estava internada no Hospital Samaritano, teve alta no sábado, e teria morrido em decorrência de complicações da idade. Ela utilizava uma cadeira de rodas desde 2013, quando também se tornou ativista pela causa dos cadeirantes – e chegou a inaugurar um elevador específico no Teatro Municipal do Rio.
Referência em etiqueta e estilo pessoal, Carmen Mayrink Veiga frequentou as páginas das revistas americanas Vogue e Vanity Fair, teve retratos seus por artistas como Cândido Portinari e Di Cavalcanti e, em 1997, lançou o livro ABC de Carmen. O rosto da brasileira também aparece entre as caricaturas de Madonna, Demi Moore e outras celebridades internacionais no clipe da música Imitation of life, da banda R.E.M.
A filha Antônia Frering, que estava em Nova York, lamentou a perda com uma publicação em suas redes sociais, que mostra apenas uma imagem antiga da mãe com um coração partido na legenda.
*Com agências