Horas antes de a campanha Meu Amigo Nico ser encerrada, às 23h59min da última sexta-feira, no site de financiamento coletivo Catarse, Márcia do Canto, viúva do compositor, cantor e ator Nico Nicolaiewsky (1957 – 2014) já vibrava com o saldo positivo: o valor pedido ao longo de 45 dias para tirar do papel projetos que vão homenagear o artista havia superado a meta de R$ 98 mil.
E já está confirmado o primeiro desses projetos: um show-tributo será realizado no dia 9 de junho, data em que Nico completaria 60 anos. Estarão reunidos no palco do Theatro São Pedro os músicos Hique Gomez, parceiro do Nico no espetáculo Tangos & Tragédias, Cláudio Levitan, Fernando Pezão e Silvio Marques, companheiros do homenageado no Musical Saracura, Fernanda Takai, Thedy Corrêa, Antonio Villeroy, Arthur de Faria, Nina Nicolaiewsky, filha de Nico, Ernesto Fagundes, Marcelo Delacroix, Pedro Verissimo, Bruno Mad, Luciano Albo e Marco Lopes.
Leia mais:
Terceira temporada de "Twin Peaks" estreia no Brasil nesta segunda-feira
Noite dos Museus leva novo público a descobrir instituições culturais em POA
A segunda iniciativa confirmada é o lançamento, em junho, do DVD do show Tributo ao Nico, gravado em 2015 no mesmo São Pedro. O terceiro projeto, já em andamento, é a construção de um portal na internet para abrigar e preservar o legado de Nico, com partituras, áudios, vídeos e fotografias.
A contribuição na vaquinha virtual permitiu aos fãs e amigos que contribuíram levaram para casa, conforme o valor destinado, de objetos pessoais do artista, como pôsteres e LP’s, a shows privados de nomes como Thedy Corrêa, Antonio Villeroy e Arthur de Faria. Também foi adquirido o acordeon que Nico tocava no Tangos & Tragédias – o instrumento tinha a cota de maior valor: R$ 10.120.
O sucesso da campanha, segundo Márcia do Canto, veio após incertezas quanto ao resultado e muito trabalho de divulgação, que envolveu uma grande rede afetiva.
– Estamos todos radiantes. Vamos festejar. Com todo esse descaso para com a cultura, a gente ficou pensando que as chances de algo desse tipo acontecer eram quase nulas. Mas o Nico era muito amado, tinha muitos amigos. Atingir a meta nos ajuda a relembrar isso – comemora Márcia.