Faleceu na madrugada deste domingo, em Porto Alegre, Tadao Ecchuya, proprietário do Sakae's, o restaurante japoneses mais antigo da Capital. Nascido em Hiroshima, Japão, o sushiman de 77 anos era conhecido pela simpatia, gentileza e simplicidade. A causa da morte, segundo familiares, foi uma parada cardíaca e hemorragia interna.
Tadao gostava de manter a autêntica tradição japonesa em seu restaurante. Atrás do balcão, onde permaneceu por mais de 40 anos, servia pratos quentes, sushi e sashimis, entre outras variedades. Também ensinava os clientes a comer da maneira correta.
– Ele fazia de tudo no restaurante, estava sempre conversando e indo até as mesas. Se os clientes estavam comendo errado, ele ensinava a comer corretamente – recorda a nora de Tadao, Virginia Suzuki.
O velório começou às 10h deste domingo na Capela C, no Cemitério São Miguel e Almas. A cerimônia de cremação será realizada às 18h, no mesmo local. O Sakae’s permanecerá fechado por três dias de luto e depois retomará as atividades.
– O restaurante era a vida dele. Trabalhou a vida inteira para manter o Sakae’s aberto e é assim que vai continuar. Vamos dar continuidade, como ele desejava – diz Virginia.
*Zero Hora