Os três homens que foram racistas com Vinícius Júnior estão condenados. É uma grande vitória por tudo que o jogador tem vivido na Espanha nos últimos anos. O resultado judicial coroa uma temporada incrível de um dos craques do futebol brasileiro. Após a conquista de mais uma Champions League, Vini Jr. também celebra o resultado da sua luta antirracista.
A Espanha não é um lugar preparado para julgar atitudes racistas. O país europeu ainda é ultrapassado para lidar com o tema. Percebemos isso quando vários comunicadores da imprensa espanhola relativizaram o sofrimento de Vini Jr. Porém, o recado está dado. Não vamos tolerar esse tipo de comportamento em nenhum grau. Racismo é crime aqui e no espaço.
Fico admirado com a força mental de Vini Jr. O atacante em meio a tudo isso segue jogando em alto nível e sendo o melhor jogador do mundo em atividade. Vinícius entendeu a sua importância para causa e todas as pessoas que ele representa quando não se cala diante de qualquer preconceito.
Mesmo longe, aqui no Brasil, podemos reforçar o apoio ao craque brasileiro, reverberando sua luta e pautando a mídia para que não se cale sobre esse assunto. Podemos ajudar Vini a ser, como ele mesmo colocou, um “algoz de racistas”.
Agora, vamos torcer para que a Bola de Ouro volte a ser de um atleta brasileiro depois de muito tempo. Ninguém foi melhor que Vinícius. A Copa América pode tornar esse sonho realidade. Podemos estar nos deparando com um jogador que ficará marcado na história não apenas por sua qualidade, como também por seu posicionamento em relação a pautas sociais.