Futebol é resultado. Podemos falar aqui de vários fatores que são importantes no processo de consolidação de um time de futebol, mas no final das contas, no ponto final da história, queremos saber se aquilo que foi projetado realmente funcionou. Todas as teorias positivas acabam indo para o espaço quando nada se confirma. Ainda mais quando falamos de grandes clubes do futebol brasileiro.
A confiança do torcedor é uma construção. Quando o time perde com frequência ou oscila muito, a desconfiança de quem está na arquibancada só aumenta. Impossível confiar naquilo que não é estável. E isso serve para qualquer área da vida. Porém, o processo é o mesmo quando acontece ao contrário. Quando o time entrega com frequência e tem uma queda no meio do caminho, a torcida abraça e acredita na recuperação daquele grupo.
Ainda estamos em uma fase inicial da temporada. Vários problemas são relevados. E tem que ser assim. Mas acontece que com todas essas dificuldades que aparecem no início do ano, o clube tem que ter consciência que vencer, mesmo jogado mal, é imprescindível para poder trabalhar com tranquilidade.
Cada jogo é uma oportunidade para deixar o ambiente favorável. Ganhar do Caxias em casa virou extremamente importante. Não vencemos o último jogo. Os reservas não conseguiram superar o lanterna da competição. Agora, com a volta da torcida, todos esperam um Inter diferente jogando em casa. Os titulares precisam assumir essa bronca.