Identificar, no banco de dados dos supermercados, os produtos que estão prestes a vencer no estoque e, a partir daí, distribuir para instituições que precisam de ajuda. Essa é a proposta de Matheus Felipe de Souza, 23 anos.
Natural de Porto Alegre, Souza mora desde 2011 em Roraima, onde se formou em Relações Internacionais e, atualmente, cursa mestrado em Geografia. Foi num grupo de pesquisa da Universidade Federal de Roraima que o estudante teve a ideia, aprovada no programa Beyond Food Bootcamp, do MIT (Instituto de Tecnologia de Massachusetts) – onde poderá encontrar investidores e desenvolvedores interessados no produto.
Leia também
Casal lança placa para indicar que o excesso de comida pode ser consumido
Donos de bancas querem ficar responsáveis pelo PPCI do Mercado Público
Uber limita horário para atendimento em determinadas regiões de Porto Alegre
Inicialmente, o objetivo era ajudar a erradicar a fome no Brasil. Agora, o projeto tem a possibilidade de atingir outros países. Para custear a ida a Taiwan, onde será realizado o evento, Souza criou uma vaquinha virtual. A meta é de R$ 35 mil. Caso não seja atingida, o valor será doado a ONGs que combatem a fome.
– Alguns supermercados já demonstraram interesse, e garantimos uma parceria com o Roraima Garden Shopping, o maior de RR. É interessante notar que nós também reduzimos os custos de transporte e descarte dessas mercadorias para eles. Então a recepção está boa – comemora Souza.