O Conselho Federal de Psicologia emitiu na quarta (22/2) uma nota contra o Projeto de Decreto Legislativo 539/2016, do deputado federal Pastor Eurico (PHS-PE), que tramita na Câmara Federal. O projeto tem como objetivo sustar a resolução 1/1999 do Conselho, que orienta os psicólogos a não tratarem a homossexualidade como patologia. Para o deputado, a competência sobre a matéria caberia ao Congresso. Ele nega que seu projeto defenda a "cura gay".
CONTINUE LENDO O INFORME ESPECIAL DESTA QUINTA-FEIRA (23/2)
MOBILIZAÇÃO
Diferentes sindicatos estarão representados na primeira plenária do Fórum em Defesa da Previdência nesta quinta (23/2), às 18h, no Auditório da Justiça do Trabalho, em Porto Alegre (Av. Praia de Belas, 1.432). O evento reunirá servidores das três esferas – municipal, estadual e federal – em um movimento contra a reforma da Previdência, que os organizadores consideram um ataque aos direitos dos trabalhadores.
SECA
Leitor reclama sobre a qualidade dos chuveiros instalados nas saídas das praias de Tramandaí, em especial aqueles localizados em frente à guarita 146: "São dois chuveiros em péssimas condições que oferecem um filete minúsculo de água e causam indignação em todos os banhistas".
Procurada pelo Informe Especial, a Corsan informa que "uma equipe vai verificar o que está ocorrendo e tomar as providências necessárias, se for o caso".
Leia também
Deputado evangélico hostiliza Xuxa em comissão da Câmara
Jacaré é encontrado nas dunas da praia de Tramandaí
O que deu certo e o que não funcionou no Carnaval de Rua de Porto Alegre
MAIS RESPEITO
Criada por um trio de amigas e apoiada pela Skol, a campanha Apito do Respeito distribuiu mais de 10 mil apitos no pré-Carnaval da capital paulista no sábado. Florianópolis, Salvador e Recife serão as próximas cidades a receber a ação, que busca dar às mulheres uma ferramenta para espantar os assediadores.
"É uma coisa que qualquer mulher em qualquer cidade pode fazer. Nosso desejo é que a campanha cresça independentemente da gente", diz Lia Marques, uma das idealizadoras.
EXPECTATIVA 1
Cidadãos de países desenvolvidos terão uma vida mais longa no futuro, segundo estudo da revista The Lancet. As nações que deverão ter maior expectativa de vida para as mulheres em 2030 são Coreia do Sul (90,8 anos), França (88,6) e Japão (88,4). Os homens viverão mais na Coreia do Sul (84,1), Austrália e Suíça (ambas com 84).
EXPECTATIVA 2
Os EUA terão um aumento pequeno na expectativa de vida. Segundo o estudo, o país está atrás de outras nações de alta renda, situação que deve piorar devido, provavelmente, à desigualdade e à ausência de sistema de saúde universal, além de altas taxas de homicídio, índice de massa corporal e mortalidade de crianças e mães.
Tradução livre: Ganhar dinheiro sem gastá-lo é como gastar dinheiro sem tê-lo.
PERSPECTIVA 1
A consultoria internacional Oxford Economics perguntou a seus clientes – entre eles, grandes empresas – sobre o futuro da economia e descobriu o seguinte: para mais da metade, a probabilidade de uma diminuição no crescimento global aumentou nos últimos três meses.
PERSPECTIVA 2
Ainda segundo a consultoria, um maior protecionismo é visto por 93% dos participantes da pesquisa como a principal preocupação com a economia mundial nos próximos cinco anos. Além deste risco, também cresceu a apreensão com uma possível desintegração da União Europeia.