Turbulência
Antes da posse de Donald Trump, houve quem especulasse que seu discurso fosse meramente eleitoral e que ele passaria a adotar um tom mais ameno e diplomático ao ganhar as chaves da Casa Branca. Nunca se desejou tanto que um candidato deixasse de cumprir as promessas de campanha. Seus primeiros dias têm mostrado o contrário: ele leva ao pé da letra tudo o que disse. Para desespero dos defensores da democracia liberal.
CONTINUE LENDO O INFORME ESPECIAL DESTA SEGUNDA-FEIRA (30/1)
Polêmica à vista
Enquanto o uso da tortura no combate ao terrorismo volta ao debate na política americana, os números mostram que a população dos EUA está dividida sobre o tema. Segundo dados do Pew Research Center, 49% dos americanos são contrários à tortura, enquanto 48% são favoráveis em algumas circunstâncias, no esforço contra o terror. Mulheres se opõem mais à prática do que homens. Negros e hispânicos são mais contrários à tortura do que brancos.
Nota positiva
Se há uma esperança neste momento de crescimento da intolerância no mundo, ela vem de protestos como os que têm sido vistos nos Estados Unidos. O autoritarismo se torna realmente perigoso quando as vozes dissonantes silenciam – ou são silenciadas. A democracia, por outro lado, precisa de vigilância constante.
Centauro na academia
Um evento na Universidade de São Paulo em 30 de março vai homenagear Moacyr Scliar, que completaria 80 anos no dia 23. Será um simpósio com apresentações de pesquisadores especializados na obra do autor de livros como A Guerra no Bom Fim e A Mulher que Escreveu a Bíblia.
A ideia é que as palestras sejam publicadas depois. A organização é dos professores Berta Waldman, Lyslei Nascimento e Saul Kirschbaum.
Parcimônia
A restrição ao rotativo no cartão de crédito aprovada pelo Conselho Monetário Nacional deverá aliviar o bolso dos que não puderem pagar a fatura integral, mas ainda não está claro o tamanho do alívio. A melhor dica no país dos juros estratosféricos ainda é não se endividar desnecessariamente no crédito caro.
Perigo virtual
Utilizada para conferir mais privacidade aos usuários da internet e para contornar a censura em alguns países, a tecnologia VPN tem muitas vantagens. Mas um estudo com 283 aplicativos de VPN para Android encontrou falhas graves. Dezoito por cento dos programas não criptografam o tráfego, deixando seus usuários expostos. Os pesquisadores concluíram que o impacto desses apps na privacidade e na segurança é ignorado por muitos usuários.
Gingado triplo
Lira Neto, que publicou uma monumental biografia de Getúlio Vargas em três volumes, lançará seu próximo projeto no dia 20 de fevereiro. É quando começam as vendas do primeiro tomo de Uma História do Samba (Companhia das Letras). Será uma nova trilogia. O momento é oportuno: em novembro de 2016, foi celebrado o centenário do registro do primeiro samba da história, Pelo Telefone, de Donga e Mauro de Almeida.
Orixás em quadrinhos
Os mitos africanos ganharão ares de super-heróis em uma história em quadrinhos idealizada por Hugo Canuto, que já recriou o universo da mitologia da América. O álbum Orixás – Contos de Òrun Àiyé deverá ser lançado neste primeiro semestre, ilustrando figuras como Xangô, Iansã, Oxóssi e Iemanjá.
O roteiro é baseado nos relatos orais do povo iorubá e tem como objetivo valorizar um imaginário que também faz parte da cultura brasileira.