
A data sugerida para a próxima visita do presidente Lula ao Rio Grande do Sul é 8 de agosto, mas o dia certo ainda não está definido. Desta vez, Lula vem ao Estado para fazer entregas de moradias a pessoas que tiveram as casas destruídas pela enchente.
Ainda não está certo se será uma entrega simbólica de chaves, por meio da compra assistida, ou de um conjunto residencial novo, que está praticamente pronto. Nesse dia devem ser assinados 300 contratos do Minha Casa Minha Vida Rural, para início das construções, a maioria no Vale do Taquari.
Na lista de compromissos que poderão entrar na agenda estão, ainda, a inauguração do viaduto da Scharlau, no Vale do Sinos, e a inauguração do Centro de Oncologia e Hematologia do Grupo Hospitalar Conceição. O prédio estava praticamente pronto quando a ministra da Saúde, Nísia Trindade assumiu, mas faltavam equipamentos. Nísia autorizou a compra dos equipamentos para que o GHC possa oferecer o serviço de radioterapia.
Se a agenda comportasse, a equipe da Secretaria de Reconstrução gostaria de incluir a inauguração de um trecho duplicado da BR-290, mas não há como acomodar tantas agendas em diferentes endereços no mesmo dia.
Desde que a enchente começou, Lula já veio ao Rio Grande do Sul quatro vezes. A última foi em 6 de junho, quando anunciou um plano para a manutenção de empregos nas regiões devastadas.






