O novo secretário da Agricultura foi anunciado na tarde desta quarta-feira, 19, pelo governador Eduardo Leite em postagem na rede social X. Será o ex-deputado e ex-presidente da Emater Clair Kuhn, suplente de deputado pelo MDB.
"Ele dará sequência ao trabalho realizado pelo deputado @GiovaniFeltes à frente da pasta, com especial foco, neste momento, na realização da Expointer e na recuperação após as enchentes”, escreveu Leite.
Filho de agricultores, Clair nasceu no interior de Ibirubá e viveu na localidade de Linha Cinco até os sete anos de idade, quando a família se mudou para o distrito de Quinze de Novembro, hoje município. Foi lá que ele completou o Ensino Fundamental e Médio e começou a carreira política. Foi vereador por três mandatos, secretário de Administração, vice-prefeito e prefeito de Quinze de Novembro por dois mandatos. Em 2014 concorreu pela primeira vez a deputado estadual. Tentou novamente em 2018 e 2022 e ficou na suplência.
O novo secretário é familiarizado com os temas da agricultura, pecuária e irrigação, já que ocupa o cargo de diretor-geral adjunto da secretaria. Também é o coordenador geral das 21 Câmaras Técnicas Setoriais, que organizam as diferentes cadeias produtivas do agro gaúcho. Lidera a execução dos programas de irrigação que estão sendo implementados pela Secretaria da Agricultura.
Formado em Educação Física, com MBA em Gestão Pública, Clair é casado com a jornalista Marcela Scheffler Kuhn e tem quatro filhos (três do primeiro casamento e um recém-nascido).