O jornalista Carlos Rollsing colabora com a colunista Rosane de Oliveira, titular deste espaço
Uma caravana liderada pela Secretaria Municipal da Saúde (SMS) passou ontem pela Redenção, em Porto Alegre, para participar da Caminhada pela Vida. A iniciativa previne a população sobre o uso de entorpecentes, em alusão ao Dia Internacional de Combate às Drogas, lembrado hoje.
O titular da SMS, Fernando Ritter (na foto), levou o personagem Zé Gotinha à tiracolo. Foram aplicadas na ação as vacinas contra o vírus Influenza, causador da gripe, e a bivalente da covid-19. Liderando a SMS há pouco mais de um mês, Ritter considera que a Capital ainda está com índices baixos de vacinação para o Influenza. O público alvo reúne cerca de 700 mil pessoas em Porto Alegre: crianças, idosos, pessoas com comorbidades e categorias da saúde, educação, segurança e transporte coletivo. Do contingente, pouco mais de 400 mil recebeu a imunização.
- Onde a gente vai, levamos o Zé Gotinha. A meta é chegar ao final de julho com 80% do público alvo vacinado para a Influenza - diz Ritter.
Quando ele assumiu a SMS, em maio, apenas 15% das crianças havia recebido a proteção. Agora, o indicador saltou para 30%, impulsionado por iniciativa que levou os imunizantes às escolas. Ritter destaca que metade das internações por síndrome respiratória aguda grave são de crianças menores de cinco anos que não se vacinaram.
- Tivemos um grande surto de crianças com problemas respiratórios em maio - comenta.
Para lidar com as superlotações de hospitais, Ritter destaca que foram abertos 116 novos leitos pediátricos e adultos entre maio e junho na Capital.
Olívio de novo
Diante da dificuldade da esquerda em encontrar coesão, o vereador Roberto Robaina (PSOL) tem sugerido em articulações políticas o nome do ex-governador Olívio Dutra (PT) como candidato à prefeitura de Porto Alegre em 2024.
Para Robaina, Olívio é a chave para a “unidade certa” em função de seu carisma e respeitabilidade entre parte do eleitorado, além de representar uma “média do pensamento” das federações PT-PCdoB-PV e PSOL-Rede.
O empecilho para Olívio, que já atendeu chamado partidário ao disputar o Senado em 2022, é a idade. Ele está com 82 anos. Robaina rebate mencionando a vitalidade física de Olívio, conhecido ciclista, e o anúncio de que Joe Biden, de 80 anos, concorrerá à reeleição nos Estados Unidos no ano que vem.
Restrições
A segurança e o acesso ao Palácio Piratini sofreram restrições. Atualmente, é permitido o ingresso com identificação e desde que a pessoa conste em lista prévia de agendas que acontecem no Piratini. Houve até a edição de uma circular determinando que os funcionários devem obrigatoriamente transitar de crachá.
As regras foram baixadas após episódios de ex-parlamentares que deram plantão em corredores recônditos para abordar o governador Eduardo Leite de surpresa e apresentar demandas das mais variadas em uma conversa relâmpago.
Freio na cancela
A comissão parlamentar que discute a concessão de rodovias federais no Estado terá audiência pública nesta segunda-feira (26), às 19h, na Assembleia. A intenção do colegiado, presidido pelo deputado estadual Luiz Marenco (PDT), é repudiar os projetos da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) que preveem a instalação de 13 novas praças de pedágio nas BRs 116, 290, 158 e 392, com tarifa acima de R$ 10. Marenco diz que reação será “fortíssima” para barrar.
Saindo da gaveta
Sai nesta semana o parecer da Procuradoria da Câmara sobre os dois pedidos de instalação de CPI para investigar desperdício de dinheiro público na Secretaria Municipal de Educação (Smed) da Capital. Dois requerimentos foram apresentados no mesmo dia. Um da vereadora Mari Pimentel (Novo) e outro do líder do governo Idenir Cecchim (MDB), em estratégia de controle da base aliada. Nos bastidores, a aposta é de que a Procuradoria irá opinar para que os dois requerimentos sejam unificados em uma só CPI. Se confirmada a solução, restará definir quem terá a prioridade para indicar os postos-chave de presidente e relator da comissão.
Homenagem póstuma
Uma missa será celebrada nesta segunda-feira (26), às 19h, na Igreja Universitária Cristo Mestre, na PUCRS, em homenagem ao ex-vereador Mauro Zacher (PDT), morto precocemente há um ano. Foi nesta universidade que Zacher iniciou a militância política. ele teve cinco mandatos na Câmara de Porto Alegre.