A frase mais repetida pelos políticos que testaram positivo para a covid-19, quando se pergunta como estão, é "bem, graças a Deus e à vacina".
Vacinados, o presidente da Assembleia, Gabriel Souza (MDB), seu sucessor, Valdeci Oliveira (PT) e o deputado federal Jerônimo Goergen (PP) estão bem, sem sintomas ou com problemas leves.
Gabriel e Jerônimo estão fazendo isolamento na praia – o primeiro em Tramandaí e o segundo em Xangri-lá. O presidente da Assembleia decidiu aproveitar a quarentena para terminar de ler Os Miseráveis, de Victor Hugo.
– Com a minha rotina, um livro de 1.500 páginas, só com uma quarentena para terminar. Ainda faltam 400 páginas para concluir – contou Gabriel na tarde deste domingo (9), por telefone.
Goergen diz que está se sentindo numa prisão. Para piorar, a janela do quarto em que está isolado na casa de praia estragou. Hoje, o deputado fará novo exame para ver se já está negativo, para poder caminhar pelo pátio.
Valdeci continua sem sintomas. Ele fez o teste porque um dos genros teve diagnóstico positivo.
Na prefeitura de Porto Alegre, que detectou um surto de covid na sexta-feira (7), pelo menos 50% dos servidores que trabalham no Paço ficarão em teletrabalho a partir desta segunda-feira (10). Na Comunicação, serão 70% operando em modo remoto.
No governo do Estado, o foco está na evolução dos casos para saber se haverá necessidade de alerta a alguma região. Hoje, 21 estão com "aviso" no sistema dos três As (aviso, alerta e ação). O aumento no número de casos deixou o Gabinete de Crise de de sobreaviso no fim de semana. Os dados estão sendo monitorados pelo Grupo de Trabalho Saúde e serão discutidos na reunião de terça-feira (11). Por enquanto, apesar do elevado número de testes positivos, a situação dos hospitais é considerada tranquila.