Réu desde 2017 em um processo por suposta fraude no aluguel de um imóvel, um ex-funcionário da prefeitura de Porto Alegre foi nomeado novamente para um cargo na administração municipal. A contratação de José Carlos Lucas Machado para o posto de gerente de projetos no Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae) foi publicada no Diário Oficial de segunda-feira (5).
Ele e outras três pessoas respondem a um processo sobre supostas irregularidades em um contrato firmado pela Fundação de Assistência Social e Cidadania (Fasc), que teriam ocorrido durante o governo de José Fortunati. Na denúncia, o Ministério Público apontou que a fraude consistiria em simular a venda do imóvel e em acertar um valor superfaturado para a locação. Segundo o MP, teria sido desviado da Fasc um total de R$ 101.926,68.
Após ser questionada pela coluna, a prefeitura informou que a nomeação será tornada sem efeito, em publicação no Diário Oficial nesta quarta. A assessoria do Paço Municipal também confirmou que a indicação de Machado partiu do Podemos, que recebeu recentemente um grupo de ex-filiados do PTB da Capital.
A coluna tentou contato com o advogado do servidor, mas não obteve retorno. Na época da denúncia feita pelo Ministério Público, a defesa informou que a inocência de Machado seria provada ao longo do processo.
Experimente um jeito mais prático de se informar: tenha o aplicativo GZH no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples e super intuitivo, do jeito que você gosta.
Baixe grátis na loja de aplicativos do seu aparelho: App Store para modelos iOS e Google Play para modelos Android.