Se não estivesse gravado em vídeo, seria difícil acreditar que o presidente Jair Bolsonaro disse mesmo que o Brasil é um exemplo de preservação ambiental e que “está de parabéns”. Foi nesta quinta-feira, durante a inauguração de uma usina fotovoltaica no interior da Paraíba. A frase é uma pérola da alienação da realidade:
– O Brasil é o país que mais preserva o meio ambiente e, não entendo como, é o país que mais sofre ataques no tocante ao seu meio ambiente. O Brasil está de parabéns pela maneira como preserva o seu meio ambiente.
Se Bolsonaro não entende por que o Brasil é tão criticado “no tocante ao seu meio ambiente” é porque não vê as imagens do Pantanal em chamas, não acompanha os dados sobre as queimadas na Amazônia e come pela mão do "antiministro" Ricardo Salles, que se sustenta no cargo apesar de todas as trapalhadas que já protagonizou e dos embates com o vice-presidente Hamilton Mourão.
No mundo paralelo de Bolsonaro, o Pantanal ainda é aquele paraíso idílico de jacarés nadando em águas transparentes, tuiuius de filmes da Embratur, onças andando livres pela paisagem de 50 tons de verde. O presidente, que despreza os livros (incluindo os didáticos porque têm um amontoado de coisa escrita), também não tem paciência para as estatísticas dos próprios órgãos do governo.
Se lesse pelo menos a síntese de uma das últimas publicações do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) saberia que entre 1º de janeiro e 16 de setembro houve um aumento de 208% nas queimadas no Pantanal, em comparação com igual período do ano passado. Se olhasse as fotos dos animais feridos pelo fogo ou das carcaças de onças, jacarés e outros bichos que morreram queimada, entenderia por que ninguém dá parabéns à política ambiental de seu governo.
Na Amazônia, o Inpe registrou um aumento de 34,5% nos focos de queimadas entre agosto de 2019 e julho de 2020 em comparação com o mesmo período dos anos de 2018 e 2019. O governo afrouxou a fiscalização contra o desmatamento ilegal e tenta desmerecer até as imagens de satélites que mapeiam os focos de incêndio. Por que alguém haveria de dar parabéns?